Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Professor e estudante do curso de Agronomia do Campus Barbacena participam de evento em Escola Estadual do município de Ibertioga-MG

O professor e o estudante participaram como membros da banca avaliando os trabalhos dos alunos.

No dia 04 de outubro de 2023, na escola estadual Santo Antônio, em Ibertioga -MG,  ocorreu o evento pedagógico do curso de técnico em agronegócios: “Apresentação de estudos de casos sobre a sustentabilidade da pecuária leiteira nas comunidades rurais do município de Ibertioga”.

Este evento faz parte da programação pedagógica do curso e foi promovido pelo professor Mateus Araújo Tavares, Engenheiro Agrônomo e ex-aluno do Campus Barbacena. O curso de Agronomia do Campus Barbacena este presente com os representantes, professor José Alcir Barros de Oliveira ( Extensão Rural) e o discente Gabriel Ribeiro ( membro do grupo de estudos de Agroecologia e Zootecnia) que participaram como membros da banca avaliando os trabalhos dos alunos. Fizeram parte da Banca também o ex-aluno e engenheiro agrônomo, Carlos Antunes, hoje professor da referida escola e a vice-diretora Anne Mara da Silva Araújo Campos.

"O evento foi muito rico em informações sobre a realidade local das comunidades rurais. As explanações dos discentes, maioria jovens rurais, foram marcadas pela naturalidade e espontaneidade características de quem vive a labuta das atividades rurais. O debate e as reflexões da sustentabilidade rural nortearam a dinâmica do evento. A participação do Instituto Federal Campus Barbacena em eventos externos contribui para o desenvolvimento local e regional, aproximando-nos da realidade socioeconômica dos municípios e organizações, fazendo com que nossas ações pedagógicas se tornem mais atuais e adequadas, proporcionando melhorias para a nossa atuação como professor e para a formação profissional dos nossos jovens," explica o professor José Alcir.

"Agradecemos ao convite da Escola Estadual Santo Antônio de Ibertioga, na pessoa do professor Mateus e esperamos ter contribuído nesse processo pedagógico de construção da formação profissional de nossos jovens rurais, pessoas tão importantes para o Desenvolvimento Rural Sustentável das comunidades Rurais. Estaremos sempre à disposição!", finaliza o professor.

Texto :  Professor José Alcir