Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Professora do Campus Barbacena publica capítulo no livro "As celebrações dos '300 anos de Minas""
conteúdo

Geral

Professora do Campus Barbacena publica capítulo no livro "As celebrações dos '300 anos de Minas""

O capítulo foi escrito pelos professores Sirleia Maria Arantes, Rafael de Freitas e Souza e Roseli dos Santos. O lançamento do livro será dia 07/06, às 19h30, no canal do YouTube Emancipações e Pós-abolição em Minas Gerais.

 A professora do Campus Barbacena Sirleia Maria Arantes publicou um capítulo no livro "As celebrações dos '300 anos de Minas"". O texto foi escrito junto com os professores  Rafael de Freitas e Souza e Roseli dos Santos.

"As celebrações dos '300 anos de Minas' foram o ponto de origem à chamada de textos para esta coletânea. No presente volume, as dinâmicas escravistas mineiras, profundamente pesquisadas e debatidas, são revisitadas a partir de novos pontos de observação, redimensionando questões clássicas da historiografia, tais como família, paternalismo, clientelismo, alforrias, mestiçagens e precariedade da liberdade. Todos os textos (12 capítulos), mais ou menos diretamente, revisitam o tema clássico da violência e do trauma do processo escravista pensando-o em primeira pessoa, o que permite descortinar novos sentidos e abordagens para a experiência histórica do racismo e para a compreensão do protagonismo negro na história mineira e da mineiridade.", explicou a professora do Campus Barbacena Sirleia Maria Arantes.

O lançamento do livro será dia 07/06, às 19h30, no canal do YouTube Emancipações e Pós-abolição em Minas Gerais.

Participe:   https://youtube.com/channel/UCPcPk8B0j3FhcM12iq0CAbw

registrado em: