Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Professores e alunos do Curso de Tecnologia em Alimentos ofertam capacitação na produção de queijo minas artesanal
conteúdo

Geral

Professores e alunos do Curso de Tecnologia em Alimentos ofertam capacitação na produção de queijo minas artesanal

O curso de extensão foi gratuito e ofertado para a Comunidade Rural José Luiz.

Os professores e alunos do Curso de Tecnologia em Alimentos ofertaram uma capacitação na produção de queijo minas artesanal, para a Comunidade Rural José Luiz, em Correia de Almeida.

O curso de extensão foi gratuito teve duração de 40 horas, e as aulas aconteceram tanto na comunidade quanto na fábrica de Laticínios do Campus Barbacena.

Nas aulas, foram abordados conteúdos de Microbiologia de Alimentos, Higiene Industrial e de Manipulador de Alimentos e a fabricação de queijo Minas Frescal, Muçarela e Queijo Artesanal. Além dos aspectos para registro de produto junto ao Serviço de Inspeção Municipal, abordado por Sergio Pierre.

"Para que o curso acontecesse, os produtores rurais apresentaram a demanda ao SINTER, na pessoa de seu presidente, Márcio José da Silva que intermediou o diálogo entre o Diretor de Extensão do IF, professor Alexsandro Sá, e o Secretário Municipal, Frederico Fernandes Vieira.", explicou o professor do Campus Barbacena Wellington de Freitas Castro.   

A ação extensionista é resultado da parceria entre a Secretaria Municipal de Agricultura de Barbacena (SEAPA), Sindicato dos Trabalhadores e Empregados Rurais de Barbacena e região (SINTER) e o Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Barbacena (IF).

 “Podemos afirmar que a parceria foi muito frutuosa para o munícipio de Barbacena, com a troca de saberes entre os moradores da querida comunidade rural, envolvendo a participação das alunas de Tecnologia em Alimentos e as professoras do curso. Esperamos ofertar o segundo módulo do curso, além de levá-lo para outras comunidades de Barbacena. Só temos a agradecer a todos os envolvidos e que viabilizaram este curso. Juntos superamos as dificuldades encontradas!”, afirma o professor Wellington de Freitas Castro.   

 

registrado em: