Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Projeto “O IF vai ao cinema” une lazer e conhecimento no Campus Barbacena

Projeto “O IF vai ao cinema” une lazer e conhecimento no Campus Barbacena

Dia 19 de junho é comemorado o dia do Cinema Brasileiro, data que tem como referência as primeiras gravações cinematográficas realizadas no Brasil. Esse segmento é de extrema importância para a cultura de qualquer ambiente e por isso as professoras Sirleia Maria Arantes e Erika Morais Cerqueira decidiram criar o projeto chamado “O IF vai ao cinema”, que tem a intenção de auxiliar os educandos a aprimorar as competências e habilidades desenvolvidas na sala de aula, ler e interpretar fontes documentais variadas, identificar questões e levantar problemas a partir da análise de diversos contextos.

O principal objetivo da exibição dos filmes é agregar lazer e conhecimento, complementando os estudos de dentro de sala de aula. A professora Sirléia enfatiza que a iniciativa surgiu da necessidade de unir disciplinas como história, sociologia, filosofia e literatura com cinema. “Eu e a professora Erika fizemos essa proposta porque a maioria dos nossos alunos estudam em tempo integral e não têm tempo para ir ao cinema ou assistir os filmes que indicamos para ajudar a compreender o contexto sócio histórico, as questões sociais que estão presentes no dia a dia.” Além disso, a professora também destaca a importância de fomentar a cultura cinematográfica no campus.

A temática deste bimestre é sobre as ideias fascistas, uma demanda que surgiu dentro de sala de aula. “Alguns alunos acreditam que a história só trabalha com o passado, mas ao trabalhar com um documentário como por exemplo o “O holocausto brasileiro”, nós mostramos para eles que a cidade de Barbacena também viveu essas práticas nazistas.“ afirmou a professora Sirleia.

Erika destaca que o projeto tem extrema importância para sensibilizar os alunos sobre a importância da democracia e dos direitos humanos. “Eles têm aderido à proposta e demonstrado grande interesse pelos temas. Temos promovido debates em sala ao final de cada documentário e todos têm se posicionado de forma bastante interessante. Consideramos que a atividade tem atingido o objetivo proposto e cumpre uma função crucial: contribuir para a formação do cidadão crítico e consciente de sua realidade histórica.”

Cristina Campos, é aluna do curso de Tecnologia em Alimentos, e é monitora do programa. “É um grande orgulho pra mim poder participar desse projeto e contribuir para o conhecimento dos alunos do ensino médio. Está sendo uma experiência fantástica e os filmes são incríveis”.

Os filmes são exibidos às segundas, quartas e sextas, no horário de almoço dos alunos, no auditório I. Quem se interessar deve procurar a professora Sirléia, pelo email sirleia.arantes@ifsudestemg.edu.br