Geral
Projeto de Extensão Qualidade de Vida e de Ambiente realiza a integração entre saberes populares e a ciência em evento sobre Plantas Medicinais em Ubá-MG
Eventos sobre Plantas Medicinais integram o Projeto de Extensão Qualidade de Vida e de Ambiente. Este tema serviu como difusão de saberes populares e científicos durante os dias 08 e 09 de novembro de 2025, na cidade de Ubá-MG, por meio do Curso Biodigital, Radiestesia e Uso de Plantas Medicinais, com carga horária de 20 horas. Esta atividade extensionista foi desenvolvida em parceria do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – Campus Barbacena e a Universidade do Estado de Minas Gerais – Unidade Ubá (UEMG/Ubá). Os contatos foram realizados pela Coordenadora da Pastoral da Saúde Alternativa da Paróquia do Rosário de Ubá-MG, Seleida Pires Montanha.
O curso integra as ações de extensão conjunta entre as duas instituições, sob responsabilidade do Prof. Dr. José Emílio Zanzirolani de Oliveira, do IF Sudeste MG – Campus Barbacena, e da Prof.ª Dra. Viviane Arruda, da UEMG/Ubá e das alunas bolsistas e voluntárias que fazem parte do projeto e que atuam na promoção do conhecimento científico aplicado à saúde e à melhoria da qualidade de vida das comunidades por meio do projetos de extensão cadastrados nas referidas instituições.
A formação reuniu 28 participantes dos municípios mineiros de Ubá, Tocantins e Senador Firmino, interessados em métodos naturais de cuidado com a saúde. O objetivo central do curso foi disseminar práticas corretas de uso das espécies medicinais, aliando saberes tradicionais a orientações científicas, de modo a favorecer o bem-estar e hábitos saudáveis no cotidiano. Durante as atividades, os professores José Emílio Zanzirolani de Oliveira, Josélia Barros e Viviane Arruda conduziram estudos, vivências e demonstrações práticas. A união de técnicas como Biodigital e Radiestesia ao uso de plantas medicinais permite maior confiabilidade e serve como complemento à promoção da saúde integral.
O curso em parceria reforça a missão do IF Sudeste MG – Barbacena e da Universidade do Estado de Minas Gerais – Ubá em promover ações extensionistas que aproximem a comunidade do conhecimento científico, valorizando saberes populares, práticas integrativas e tecnologias sociais capazes de beneficiar a população.
Texto e Fonte: Viviane Modesto Arruda, José Emílio Zanzirolani de Oliveira, Josélia Barros da Silva.




