Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Projeto IF-Aves identifica mais de 110 espécies diferentes de aves no IF Sudeste MG – Campus Barbacena

Extensão

O Projeto “IF-Aves, ciência cidadã, meio ambiente e educação emancipadora” já identificou no IF Sudeste MG, mais de 110 espécies diferentes de aves, inclusive, algumas em ameaça de extinção. Na instituição, até o momento há 233 espécies identificadas (Veja na tabela - Fonte  Wagner Rocha - Colaborador externo do Projeto IF-Aveshttps://www.wikiaves.com.br/municipio_3105608) sendo 4 em ameaça de extinção.

O Projeto de extensão é promovido por professores e alunos da área de Turismo Hospitalidade e Lazer do IF Sudeste MG - Campus Barbacena, que por meio de visitas guiadas as áreas da Instituição, especialmente com escolas, mas também com a população em geral, busca registrar e identificar as aves existentes nesse ambiente de forma que possa promover, cada vez mais a sua preservação.

Além das visitas guiadas, as fotos e cantos dos pássaros são levados para feiras e encontros para que as pessoas vejam e ouçam. Assim despertarão para realizar encontros presenciais em loco, na natureza.”, destacou o coordenador do Projeto professor Valdir José da Silva.

O objetivo do Projeto é promover a educação ambiental por meio da sensibilidade. “Ao parar para observarmos atentamente os seres vivos em nossa volta, somos tocados pelos encantos das cores e dos sons. Com isso passamos a buscar conhecer melhor e querer conviver com mais intensidade essa interação. Assim o respeito e a vontade de preservar as espécies que nos rodeiam vem naturalmente. O despertar provocado pela observação de aves não tem limite, porque gera algo novo que remete o ser humano a busca de aperfeiçoar a sua escuta e visão do outro que está a sua volta, perceber a interdependência que há entre os seres vivos de qualquer espécie.”, enfatizou o coordenador do IF-Aves, professor Valdir José da Silva.

Para além disso, conforme o professor Valdir, a observação de aves vem se tornando um vetor de viagens e turismo cada vez maior, pois as pessoas, na medida que se envolvem nessa atividade, buscam conhecer espécies diferentes em outros locais além do seu entorno.

Para isso existem vários aplicativos que auxiliam a identificar e registrar aves em todo o mundo. O mais popular no Brasil é o Wiki Aves e mundialmente é o eBird, que são alimentados por todos que observam aves e desejam registrar seu feito. Nesse sentido são ferramentas de promoção da Ciência Cidadã, pois o conjunto de dados se dá a partir do compartilhamento de informações de todos.”, explicou o professor Valdir.

Também é importante destacar que a permanência de espécies de animais na natureza demonstra o estado de preservação geral que a mesma se encontra. Portanto a observação de aves serve também como indicador de preservação ambiental.

Atualmente, o Projeto IF-Aves está em processo de ampliação para promoção dessa atividade nas regiões rurais do Município, por meio de parceria com as escolas municipais.

O Surgimento do Projeto

O Projeto surgiu de uma provocação de um aluno do segundo ano do Curso Técnico em Hospedagem Integrado ao Ensino Médio do IF Sudeste MG – Campus Barbacena, Samuel de Paula Andrade, ao seu professor e coordenador do curso, Valdir José da Silva.

Baseado em suas experiências enquanto criança e adolescente, vindo da zona rural de Andrelândia - MG, onde ele e seu irmão de 10 anos de idade, incentivados pelo seu pai, se tornaram exímios observadores e identificadores de pássaros. Eles iniciaram esta atividade no entorno da propriedade rural onde residem seus pais e hoje são referência em eventos dessa natureza na região de Andrelândia, Santana do Garambéu e no entorno da Serra de Ibitipoca. O aluno instigou o professor a elaborar um projeto de extensão para desenvolver esta atividade na área de mata preservada do IF Sudeste MG- Campus Barbacena.

Percebendo o interesse do aluno e verificando que o tema tinha aderência a área de meio ambiente, turismo, hospitalidade e lazer o professor, com base em seus conhecimentos prévios, buscou se aprofundar no tema. Juntamente com o aluno participou de vários eventos de observação de aves e buscou conhecer sobre o que já havia de pesquisa sobre o tema no município de Barbacena e região.

Tais estudos levaram o professor a elaborar e submeter um Projeto de Ecoturismo, educação e interpretação ambiental, observação de aves no Campus Barbacena – IF-Aves - no edital de apoio a extensão - PIAEX do IF Sudeste MG, em 2022 e, posteriormente em 2023.