Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Barbacena > Semana de Ambientação marca o retorno das atividades presenciais

Semana de Ambientação marca o retorno das atividades presenciais

Servidores participam desta semana, se preparando para o retorno dos alunos

O IF Sudeste MG- Campus Barbacena iniciou, nesta quarta-feira, a Semana de Ambientação que marca o retorno 100% presencial de todas as atividades, com o objetivo  de recepcionar os servidores de forma acolhedora e humanizada,  recebendo-os para a retomada das atividades acadêmicas.

Para a Diretora Geral do Campus Barbacena, professora Alcimara Auxiliadora Andrade de Paula, essa semana é de suma importância : "Depois de dois anos em trabalho remoto, a ambientação é um processo fundamental para a integração da comunidade acadêmica. Não só para apresentar os novos direcionamentos, como também para cumprir o importante papel de fazer com que todos se sintam verdadeiramente bem-vindos e inseridos."

A Diretora de Ensino, por sua vez, explicou que  " a Semana de Ambientação  partiu da necessidade de traçar uma atuação desenhada para promover a formação continuada dos profissionais do campus através de discussões pautadas em aportes teóricos, emocionais e educacionais, que afetam o cotidiano da sala de aula, bem como o processo de ensino e aprendizagem, de modo a fundamentar os profissionais da instituição para o planejamento do ano letivo."

A programação do dia constou de diversos momentos primordiais.

No período da manhã, aconteceu o acolhimento para os professores e servidores da Diretoria de Ensino, com falas da Direção Geral e diretorias sistêmicas. Aconteceu ainda um momento de sensibilização sobre o Ambiente de trabalho no contexto pandêmico, conduzido pela palestrante Raíssa Fonseca Psicóloga que fechou sua participação com chave de ouro ao dizer: "Ao tocar uma alma humana, seja apenas uma alma humana".

Já no período da tarde, novamente se reuniram os professores para um momento de sensibilização, com a palestra “Lidando com as emoções”, ministrada pela palestrante Janaína Fernandes, que ensinou que "a forma de lidar com os sentimentos está ligada ao ato de interpretar o comportamento".

Ainda no período da tarde, todos os técnicos administrativos se reuniram com a Direção Geral, ocasião em que foram apresentados os novos servidores e passadas orientações sobre o retorno.

Para a Diretora Geral, "o ano de 2022 é um recomeço repleto de esperança. Além de comprometer o trabalho desenvolvido, o isolamento mexeu com o emocional de todos. Agora é hora de restabelecer o convívio social, estimular a busca por conhecimento, mitigar os efeitos do abandono e da evasão e, assim, semear novos sonhos."

Até sexta-feira acontecerão diversas reuniões, atividades de planejamento e capacitações.

Na próxima segunda-feira ( 28/03) iniciarão as aulas dos cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio e na quarta-feira (30/03) as aulas dos cursos de Graduação e Técnicos Concomitante e Subsequente.

Veja os Calendários:

- Cursos Técnicos Integrados

- Cursos de Graduação e Técnicos Subsequentes

Confira também a programação da Semana de Ambientação para servidores e alunos.