Geral
Trabalho conjunto do IF Sudeste MG - Campus Barbacena com a Fiocruz Minas na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia
Os caminhos de Minas são diversos e os aprendizados podem ser ampliados com parcerias harmônicas como a do IF Sudeste MG – Campus Barbacena e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) - Minas - Instituto René Rachou, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia ocorrida em Belo Horizonte.
A interconexão foi realizada pelo Prof. Dr. Armando de Menezes Neto, do IF Barbacena, com a Dra. Cristiana Ferreira Alves de Brito, Diretora da Fiocruz Minas e com Fabiana Lara, coordenadora do Comitê de Divulgação Científica da Fiocruz Minas e Coordenadora da 22a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) na Fiocruz.
Nos dois dias de evento, 21 e 22/10/2025, os 25 graduandos do Campus Barbacena foram monitores, recebendo e direcionando estudantes de caravanas de 25 escolas da região metropolitana de Belo Horizonte. Com os estudantes, eles percorreram trabalhos e aprenderam sobre os temas apresentados e a organização da Semana.
Nestes estagiários, notou-se o senso de extensão com responsabilidade e comprometimento social, sendo que, segundo Giovanna Montovani Freitas Pereira, do quarto período de Ciências Biológicas, foi uma “oportunidade lúdica e única, a de acompanhar estudantes e a de conhecer sobre as pesquisas e ações de saúde pública, envolvendo Leishmaniose, Doença de Chagas e educação ambiental”.
Ainda, no dia 22/10/2025, um trabalho premiado na XI Feira Científica de Barbacena (FECIB) integrou o grupo de apresentadores no Centro de Referência das Juventudes, em Belo Horizonte, onde ocorreu a Semana. Este trabalho foi selecionado e indicado pelo Prof. Dr. José Emílio Zanzirolani de Oliveira, coordenador da FECIB, após contato com o Prof. Armando que intermediou a inserção na referida Semana. Trata-se do “Ophiocordyceps: o quão perto estamos do apocalipse?”, tendo na equipe quatro estudantes do IF Barbacena, sendo uma orientadora, do curso de Ciências Biológicas. e três apresentadoras. do curso Técnico em Agroindústria. Elas brilharam com a presença de 107 pessoas que assistiram à apresentação, em sessões de 11h30 às 16h00.
A estudante Gabriela Defeo de Sá, orientadora do trabalho, afirmou que “estamos fazendo ciência básica, há muitos que também fazem e é gratificante ver isto”. Ela acentuou que o impacto foi notável naquele público formado por crianças e adultos nas apresentações.
Segundo Prof. José Emílio, é importante ter os trabalhos do IF Barbacena e da FECIB em uma Semana Nacional, pois assim apresentamos a instituição e realizamos novas interfaces com a sociedade.
O professor Armando, interlocutor da ação conjunta entre IF e Fiocruz, destacou que “muitos estudantes do IF se interessaram em participar, total superior a 30, mas que na logística foi possível contemplar 25. O motivo do interesse é perceberem a disciplina de Parasitologia ecoando na saúde pública na Fiocruz, realizada na Semana Nacional”. Ainda, lembrou que os estudantes voluntários receberão certificados de participação em atividade extensionista da Fiocruz.
A equipe agradece ao IF Barbacena pela oportunidade e, em especial, à Diretoria de Extensão e ao Setor de Transportes, pelo empenho e pela viabilidade.
Mais notícias sobre o evento encontra-se no link da Fiocruz: https://snct.fiocruz.br/
Fonte: José Emílio Zanzirolanni de Oliveira




