Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2019 > 04 > Divulgado o resultado do 1° Concurso de Fotografia Corredor Cultural Forproex Sudeste

Projeto Corredor Cultural divulga o resultado do 1° Concurso de Fotografia Corredor Cultural Forproex Sudeste
publicado: 12/12/2018 10h59, última modificação: 12/06/2019 17h39

A equipe coordenadora do Projeto Corredor Cultural divulga o resultado do 1° Concurso de Fotografia Corredor Cultural Forproex Sudeste, cujo tema foi “Patrimônio histórico, artístico e cultural do Brasil”. Os trabalhos do IF Sudeste MG melhores avaliados foram:

1° colocado      Cores de um Brasil                                        Fábio Moreira Pereira
2° colocado Uma tarde no Museu Nacional                      João Paulo Lima de Miranda
3° colocado Rio de Janeiro: paisagem cultural urbana     Weder Ferreira da Silva

O autor da foto “Cores de um Brasil” é o estudante Fábio Moreira Pereira, do terceiro ano do curso técnico integrado em Eletromecânica do Campus Juiz de Fora. A foto foi tirada no Parque das Aves, em Foz de Iguaçu/PR, durante a viagem para uma visita técnica de estudantes do Campus à Usina Hidrelétrica de Itaipu, em maio de 2018.

A foto “Uma tarde no Museu Nacional” é de autoria do servidor João Paulo Lima de Miranda, professor de Geografia no Campus Juiz de Fora, durante uma visita de estudantes e servidores do Campus Juiz de Fora ao Museu Nacional, no Rio de Janeiro, no dia 1° de setembro de 2018. Na noite de 2 de setembro, um incêndio de grandes proporções destruiu quase a totalidade do acervo histórico e científico construído ao longo de duzentos anos, e que abrangia cerca de vinte milhões de itens catalogados.

A foto “Rio de Janeiro: paisagem cultural urbana”, de autoria do servidor Weder Ferreira da Silva, professor de História no Campus Muriaé, é uma foto panorâmica do Rio de Janeiro, tirada em 2017, tendo ao fundo o Pão de Açúcar e a entrada da Baía de Guanabara.

A seleção das fotos foi realizada por uma comissão avaliadora designada pelo Corredor Cultural Forproex Sudeste, composta por cinco profissionais de notório saber. As fotos vencedoras serão impressas e emolduradas para circularem ao longo de 2019 nas instituições participantes. Também haverá uma galeria virtual para a visualização das fotos.

O projeto Corredor Cultural, criado pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições de Ensino Superior Públicas da Região Sudeste, engloba uma série de eventos para circulação dos diversos fazeres artístico-culturais produzidos em vinte e três instituições, que estão presentes em setenta cidades, nos quatro estados da Região Sudeste. No IF Sudeste MG, a divulgação e articulação das ações do Projeto Corredor Cultural são realizadas pela Coordenação de Esporte e Cultura da Pró-reitoria de Extensão.

Ascom/Reitoria
Pró-Reitoria de Extensão