Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2019 > 05 > Lançados editais de bolsas de iniciação científica, inovação e outros

Lançados editais de bolsas de iniciação científica, inovação e outros

O período de inscrições começa em 5 de abril e segue até 6 de maio.
publicado: 30/05/2019 22h26, última modificação: 05/06/2019 15h37

Alunos de cursos técnicos e de graduação do IF Sudeste MG acabam de ganhar mais uma oportunidade de ampliarem sua formação acadêmica por meio do contato com a pesquisa científica. Foram lançados na última sexta-feira (29) três editais referentes aos programas institucionais de: Bolsas de Iniciação Científica (edital 4/2019); Iniciação Científica Júnior (edital 6/2019) e Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (edital 5/2019), prevendo a concessão de bolsas estudantis para o desenvolvimento de pesquisas orientadas.

O período de inscrições começa em 5 de abril e segue até 6 de maio, no Sistema Inovare > Editais Abertos. O orientador responsável pelo projeto de pesquisa em questão deve cadastrá-lo online e anexar uma série de documentos, como: plano de trabalho, currículo e comprovante de submissão do projeto ao Comitê de Ética. O número de bolsistas que cada orientador poderá solicitar varia conforme o edital. É permitido alocar bolsistas de nível médio (técnico) e graduação num mesmo projeto, desde que a concessão das bolsas estejam vinculadas aos respectivos editais, que possuem objetivos específicos diferentes.

As bolsas, definidas pela tabela do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), são de R$400 mensais. A carga horária a ser cumprida pelo bolsista é de 20 horas semanais, exceto no caso das bolsas juniores (edital 06/2019). Para estas últimas, o valor é de R$100 e a carga horária é de oito horas semanais. A quantidade total de bolsas está sujeita à disponibilidade orçamentária do CNPq, que fomenta a iniciativa. Podem participar os campi Barbacena, Bom Sucesso, Juiz de Fora, Muriaé, Rio Pomba, Santos Dumont e São João del-Rei, exceto no caso das bolsas juniores, voltadas a todas as 10 unidades de ensino do IF Sudeste MG.

Os processos seletivos serão coordenados e fiscalizados pelo Comitê do Programa Institucional de Iniciação Cientifica e Tecnologia do IF Sudeste MG e poderão ser acompanhados pelo Comitê Externo de Seleção e Avaliação do CNPq. A seleção considera o mérito do projeto de pesquisa e inclui avaliação do currículo lattes do orientador, na qual são consideradas experiências acadêmicas como publicações, participação em eventos e bancas. O resultado provisório sai em 26 de junho e a vigência das bolsas é de 1º de agosto de 2019 a 31 de julho de 2020.

Sobre os programas

Criado em 2010, o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do IF Sudeste MG busca promover a iniciação de estudantes de níveis médio (técnico) e graduação dos campi do IF Sudeste MG na pesquisa científica e sua convivência com o procedimento científico em suas técnicas. Outros objetivos do programa são:

a) estimular os pesquisadores a incorporarem em seu cotidiano de pesquisa estudantes dos níveis superior;

b) incentivar a participação de estudantes do ensino técnico e superior nas atividades científicas, tecnológicas e de inovação e, ao mesmo tempo, favorecer um despertar para a atividade científica;

c) propiciar o desenvolvimento do pensamento científico e criativo e da aprendizagem de técnicas e métodos científicos, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.

Para saber mais sobre bolsas de iniciação científica, acesse a página da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IF Sudeste MG no link Pró-Reitorias. Em seguida, acesse: Pesquisa > Iniciação Científica.

Ascom/ Reitoria
01/04/2019