Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2020 > Abril > Servidor: confira dicas para manter a saúde mental em tempo de pandemia
conteúdo

Geral

Servidor: confira dicas para manter a saúde mental em tempo de pandemia

Cartilha elaborada pelo SIASS/ UFJF apresenta orientações para melhor adaptação a mudanças na rotina
publicado: 22/04/2020 16h04, última modificação: 22/04/2020 16h35

A atual pandemia da Covid-19 vem despertando a atenção de profissionais da saúde não apenas para se evitar contaminação, mas também para o perigo de desequilíbrio emocional ligado a novas rotinas, como trabalho remoto e isolamento social. Por isso, a Coordenação de Saúde, Segurança e Bem-Estar do Subsistema Integrado de Atenção à Saúde do Servidor (SIASS) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) elaborou uma cartilha no intuito de colaborar para a manutenção da saúde mental e bem-estar físico de servidores públicos durante o período de combate ao coronavírus.

O que posso fazer em busca de bem-estar? A partir desta indagação, a cartilha apresenta possibilidades de autocuidado que podem, segundo ela, contribuir para diminuição da ansiedade e da sobrecarga mental. Entre as principais orientações, encontram-se:

- manter uma rotina com momentos de ocupação e lazer;

- realizar atividades físicas;

- cuidar da alimentação, tendo opções saudáveis em casa;

- manter-se virtualmente conectado com amigos e familiares.

Organizar-se para o home office também é aconselhável de acordo com o material, que traz, ainda, um alerta para o excesso de informações noticiosas e para a forma de lidar com sentimentos negativos (medo, ansiedade, raiva etc).

A cartilha com sete páginas ilustradas foi disponibilizada ao IF Sudeste MG por meio da Coordenação de Atenção à Saúde e Segurança do Trabalho (CAS) e do Comitê de Acompanhamento e Avaliação da Covid-19 CoronaVirus, que esperam a ampla disseminação das informações entre os servidores da instituição.