Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2020 > Maio > Campus SJDR tem projeto de biossegurança aprovado no edital Conif
conteúdo

Geral

Campus SJDR tem projeto de biossegurança aprovado no edital Conif

O projeto “Biossegurança para Profissionais de Enfermagem no Combate à COVID-19” foi um dos três projetos do IF Sudeste MG aprovado no Edital Conif nº 01/2020 - Enfrentamento à COVID-19.
publicado: 20/05/2020 15h46, última modificação: 22/05/2020 11h50

O projeto “Biossegurança para Profissionais de Enfermagem no Combate à COVID-19” sob coordenação da Professora Isabel Cristina Adão Schiavon do Núcleo de Ambiente, Saúde e Segurança do Campus São João del-Rei foi um dos três projetos do IF Sudeste MG aprovado no Edital Conif nº 01/2020 - Enfrentamento à COVID-19. O resultado final foi divulgada na última sexta-feira, dia 15 de maio.

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) é uma instância que visa o fortalecimento e a promoção de políticas para 41 instituições de ensino de formação profissional e tecnológica que inclui os 38 institutos federais, entre eles o IF Sudeste MG. Ao todo, são 643 campi espalhados por todo país.

Com participação de projetos de todo Brasil, o Edital Conif nº 01/2020 - Enfrentamento à COVID-19 destinará recursos por meio da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação para fomentar iniciativas de combate à pandemia. Ao todo, serão disponibilizados mais de R$ 6 milhões para os projetos.

O projeto aprovado da Professora Isabel Schiavon tem a participação de mais quatro docentes do Campus São João del-Rei e uma professora do Campus Barbacena. A ideia do projeto surgiu frente a situação de pandemia, a qual tem levado as instituições de saúde a um colapso financeiro e material com incapacidade de fornecer material em quantidade suficiente para os profissionais. O projeto pretende desenvolver e doar cerca de 2.000 unidades de roupa privativa (modelo capote descartável), além de material impresso e digital explicativo com orientações sobre o uso e o correto descarte deste material.

“Biossegurança é o conjunto de procedimentos de segurança que buscam prevenir ou controlar os riscos provocados por agentes biológicos, físicos e químicos, preservando a saúde, a vida humana e o meio ambiente”, esclarece a coordenadora do projeto. Isabel explica que grande parte dos profissionais de Enfermagem acabam se contaminando no momento de retirar os EPIS, isso se deve muitas vezes ao cansaço após uma jornada exaustiva. Uma vez paramentados, os profissionais não podem comer, tomar água ou ir ao banheiro por períodos longos porque não há EPIs para repor aquele que foi descartado. 

O projeto será desenvolvido em três etapas: construção e confecção do modelo adequado, de acordo com todas as normas vigentes da área, construção de cartilha educativa aos profissionais de Enfermagem sobre a paramentação, conservação e descarte dos capotes e doação dos modelos confeccionados.

As roupas privativas serão doadas  às instituições de saúde localizadas no município sanjoanense: Santa Casa da Misericórdia, Unidade de Pronto Atendimento e Hospital Nossa Senhora das Mercês. O número de conjuntos doados será definido de acordo com a capacidade de atendimento das instituições aos pacientes de COVID-19.

O capote será confeccionado com um material 100% sintético feito de fibras de polietileno trançado de alta densidade. “Leve, durável e respirável, porém resistente a água, abrasão e penetração patogênica.  As características do material (tecido não-tecido) a ser utilizado devem incluir: impermeabilidade, respirabilidade, proteção de barreira, resistência a tração e reciclabilidade. Além disso, serão estudadas as melhores formas de ajuste perfeito ao punho e duplo fechamento ao corpo, conferindo a máxima proteção contra penetração de patógenos”, reforça Professora Isabel.

O projeto será desenvolvido de maio (após a liberação dos recursos pelo MEC) até dezembro. O valor total aprovado para esse projeto foi de R$ 62.282,61. 

Fotos: arquivo pessoal

registrado em: , , ,