Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2021 > agosto > IF Sudeste MG agenda série de encontros virtuais sobre ensino com retomada presencial

Ensino

Reuniões com alunos, pais e servidores buscam apresentar e colher contribuições sobre proposta de Ensino Combinado Emergencial (ECE), recentemente colocada em consulta pública.
publicado: 18/08/2021 14h28, última modificação: 30/08/2021 15h06
#pratodosverem: a arte gráfica com fundo azul escuro mostra, em destaque, o nome “Ensino Combinado Emergencial”, com letras brancas em estilo “videogame”, contornadas em vermelho. No mesmo estilo, aparecem pequenos elementos coloridos distribuídos por todo o retângulo. Na parte inferior, há uma barra de carregamento completa até a metade. Acima da barra, está escrito “próximo nível” e, abaixo, a palavra “loading”.

Está em pauta no IF Sudeste MG o Ensino Combinado Emergencial (ECE), uma nova proposta de ensino conjugado, que prevê tanto atividades remotas como presenciais, considerando todas as orientações dos órgãos sanitários e de saúde pública em cada localidade do estado. Como forma de tornar o mais acessível possível a proposta, bem como sanar dúvidas que poderão surgir por parte de toda a comunidade acadêmica, o ECE está sendo apresentado e discutido de duas maneiras: por meio de consulta pública em andamento e por uma série de encontros virtuais organizados pela Pró-Reitoria de Ensino e destinados a diferentes segmentos.

O objetivo dos encontros virtuais é colher contribuições, dialogando diretamente com servidores, estudantes, pais de estudantes e todos os interessados na retomada presencial, segundo o reitor André Diniz. Ela lembra que, muitas vezes, disponibiliza-se um documento no site institucional, pedindo que a comunidade leia e mande suas contribuições por e-mail. Mas, dada a importância do Ensino Combinado no atual contexto, a gestão resolveu agregar uma etapa adicional de interatividade.

Confira abaixo o cronograma:

23/08 (segunda-feira): campi Bom Sucesso + Cataguases + Manhuaçu + Ubá

24/08 (terça-feira): campi Barbacena + São João Del Rei

25/08 (quarta-feira): campi Juiz de Fora + Santos Dumont

26/08 (quinta-feira): campi Muriaé + Rio Pomba

31/08 (terça-feira)
15h:  encontro com servidores da Reitoria
18h30: webinar com PAIS E RESPONSÁVEIS dos alunos menores de idade de TODOS OS CAMPI, especialmente do Ensino Médio Integrado (EMI) no canal oficial do IF Sudeste MG, no YouTube.

A sala virtual é única para todos os encontros e deve ser acessada por este link: https://meet.google.com/ikf-exnk-kqx
As reuniões serão conduzidas pelo reitor André Diniz, pelo pró-reitor de Ensino do IF Sudeste MG, Damião de Sousa Vieira Júnior, e pelo diretor de Ensino da instituição, Silvio Anderson Toledo Fernandes. Haverá, ainda, a participação de responsáveis pelo Projeto Reencontro e da comissão especialmente designada para o Plano de Retomada.

Conheça a minuta do ECE e opine

O IF Sudeste MG está na fase final de elaboração do Plano de Retomada Presencial que compõe a minuta do ECE. Segundo o reitor, as comissões do Projeto Reencontro estão finalizando as documentações, mas antes da tramitação formal pelas instâncias deliberativas da instituição, é preciso que a comunidade saiba e opine sobre o que está sendo proposto.

Sendo assim, a Comissão de Reorganização dos Calendários Acadêmicos (C6) do Projeto Reencontro, colocou em consulta pública, no dia 16 de agosto, a minuta de proposta de Resolução para o ECE (veja como contribuir até o dia 27 de agosto). Encerrado o prazo, a C6 vai analisar sugestões e avaliar possíveis alterações.

Para André Diniz, o diálogo com cada um dos segmentos da comunidade acadêmica é essencial, porque eles serão diretamente impactados: “um planejamento dessa natureza e dessa importância não pode ser feito sem sua participação efetiva”.

Alerta do reitor

“Embora ainda estejamos construindo nosso Plano de Retomada, sabemos por todos os indicadores sociais e sanitários, por toda a discussão que temos feito com as outras instituições e Institutos Federais, que o atual momento não permite um retorno presencial. A dinâmica da pandemia, com variantes e surtos, indica que ainda precisamos adotar esta que é, depois da vacinação, a principal e mais efetiva forma de evitar o contágio: isolamento social. Portanto, estamos nos preparando para um retorno assim que as condições permitirem. É o que mais queremos. Mas não podemos colocar a vida da nossa comunidade em risco. Sabemos que o Ensino Remoto Emergencial não é a forma ideal, mas hoje ainda se mostra a forma mais adequada de enfrentamento da pandemia”.