Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2021 > dezembro > Começam as eleições de integrantes das Subcomissões Próprias de Avaliação

Começam as eleições de integrantes das Subcomissões Próprias de Avaliação

Lançamento do edital deu início ao processo, que envolve sete campi do IF Sudeste MG
#pratodosverem: a imagem retangular horizontal com fundo azul claro acinzentado mostra, na região central, a ilustração de duas pessoas trabalhando diante de um monitor maior que elas mesmas. Uma das pessoas segura uma grande lupa diante do monitor e outra manipula uma grande pasta de arquivos amarela. Ao lado direito dos dois, também aparece uma pasta de arquivos aberta. Na parte superior da imagem, está o texto "PUBLICADO Edital de Processo Eleitoral das SUBCOMISSÕES PRÓPRIAS DE AVALIAÇÃO", em letras pretas e azul escuras. Na parte inferior, aparece a logomarca do IF Sudeste MG, em sua versão branca, sobre retângulo de fundo azul escuro.

Na próxima sexta-feira, 17 de dezembro, começam as inscrições de candidaturas para composição das Subcomissões Próprias de Avaliação (SPAs) do IF Sudeste MG. Docentes e técnicos administrativos que fazem parte do quadro efetivo podem se candidatar neste processo, que abrange os campi Bom Sucesso, Barbacena, Juiz de Fora, Manhuaçu, Muriaé, Rio Pomba e Santos Dumont.

O edital das eleições foi lançado na segunda-feira (13) e prevê a escolha de três representantes de cada categoria (professores e TAEs), além de três suplentes para cada uma das unidades em cada categoria, totalizando a escolha de 12 membros por campus. Podem votar servidores das sete unidades participantes, sendo a data prevista para a votação, 25 de janeiro.

As SPAs são as representações locais da CPA, Comissão Própria de Avaliação responsável por disciplinar e conduzir o processo de autoavaliação institucional do IF Sudeste MG. Esta avaliação produz um diagnóstico, formativo e de compromisso coletivo, cujo objetivo é identificar o perfil da instituição e o significado de sua atuação por meio de suas atividades, cursos, programas, projetos e setores, prestando informações ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep.

Competências das SPAs

Segundo o regulamento da CPA, compete às SPAS:

I. sensibilizar a comunidade acadêmica do respectivo órgão para os processos de avaliação institucional;

II. desenvolver o processo de autoavaliação no órgão, conforme o projeto de auto avaliação do IF Sudeste MG e orientações da Comissão Própria de Avaliação;

III. organizar reuniões sistemáticas para desenvolver suas atividades;

IV. sistematizar e prestar as informações solicitadas pela Comissão Própria de Avaliação;

V. acompanhar os processos de avaliação desenvolvidos pelo Ministério da Educação, realizando estudos sobre os relatórios avaliativos institucionais e dos cursos da instituição;

VI. auxiliar no processo eleitoral para a escolha de seus membros, com encerramento de no mínimo, 45 dias antes da conclusão do mandato dos atuais representantes;

VII. promover a transição das novas SPAS com prazo mínimo de 15 dias do término do mandato dos atuais representantes.

Você pode contribuir como membro das SPAs? Leia o edital e candidate-se a partir de sexta-feira (17).