Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2021 > fevereiro > DRIIT divulga oportunidades internacionais para a comunidade acadêmica
conteúdo

Destaque

DRIIT divulga oportunidades internacionais para a comunidade acadêmica

Jovens Líderes das Américas recebe inscrições até 25/02. Servidores podem participar de atividades de instituição colombiana e sequência de webinários “Education Week”, do governo britânico.
publicado: 19/02/2021 09h25, última modificação: 25/02/2021 15h11

A Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (DRIIT) do IF Sudeste MG divulgou esta semana oportunidades internacionais para alunos e egressos, além de eventos na área de Educação. Confira abaixo mais detalhes:

1 – Jovens Líderes das Américas

Está com inscrições abertas até 25 de fevereiro (às 14h) a iniciativa "Jovens Líderes das Américas", um programa de bolsas para empoderamento de jovens empreendedores com o intuito de reforçar a sua capacidade de lançar e de avançar ideias empreendedoras, com o fim de contribuírem efetivamente com o desenvolvimento econômico e social de suas comunidades de origem. 

Desde o seu lançamento, em 2015, a iniciativa já selecionou mais de 750 bolsistas da América Latina e do Caribe para participarem de um programa de, aproximadamente, seis semanas em empresas e organizações estadunidenses.

Como atividades do programa, que ocorrerá entre 11 de outubro e 19 de novembro de 2021, estão previstos:

1) Treinamento profissional de 4 semanas em instituições variadas, desenvolvendo um Plano de Ação de Liderança Empreendedora para quando do seu retorno ao país de origem;

2) Desenvolvimento de atividades curriculares para fortalecimento de liderança empreendedora;

3) Participação em Fórum de Conclusão da Iniciativa, permitindo que os jovens conectem-se a outros participantes e líderes;

4) Engajamento sustentado pós-bolsa, com implementação de um plano de devolução em sua comunidade de origem e organização de acolhimento de delegação da instituição-anfitriã dos EUA no Brasil.

Será concedido apoio financeiro. Para se candidatarem, os interessados devem:

a. ter entre 25 e 35 anos na data de início do programa;
b. ser residentes e cidadãos dos países participantes: o Brasil é um deles;
c. ser elegíveis para receber um visto J-1;
d. ter comprovação de que construíram o próprio negócio ou empreendimento social por, pelo menos, há 2 anos;
e. não ser cidadão estadunidense ou não possuir residência permanente nos EUA;
f. não ser funcionário do governo estadunidense;
g. ser proficientes em leitura, escrita e fala em inglês.  

Se as condições de deslocamento não forem seguras, o programa será conduzido virtualmente. Inscreva-se

2 – Programa Colaboración Virtual Areandina - CIVA

Fundación Universitaria del Área Andina (Areandina), instituição colombiana parceira do IF Sudeste MG, promoverá o programa Colaboración Virtual Areandina - CIVA, que consiste em uma série de atividades virtuais, cujo público-alvo é a comunidade acadêmica de seus diversos parceiros. Para o IF Sudeste MG, serão oferecidas 2 vagas em cada uma das seguintes atividades: 

1 - 24 de fevereiro, 16:30h: Mónica María Gómez Guerrero - Transferencia de Tecnología y aporte de experiencias en Desarrollo Sostenible;

2 - 24 de fevereiro, 11h: Eduardo Augusto Duque Cuesta - La cuarta revolución industrial y la transformación del aula de clases;

3 - 1º de março, 11h: Andrés Felipe Jiménez Cortes - Consecuencias de la toma de decisiones directivas;

4 - 3 de março, 16:30h: Joan Adrián Salcedo Miranda - Evaluación de las capacidades organizacionales y creación de nuevos clúster de trabajo en empresas de diferentes países;

5 - 5 de março, 11h: Diana González Santos - Prácticas de Innovación a través de la ideación.

As sessões serão realizadas em espanhol, via plataforma Zoom, com duração aproximada de 1 hora.

No intuito de indicar 10 servidores do IF Sudeste MG à Assessoria Internacional do CONIF, a DRIIT solicita que os interessados preencham este formulário até as 15 horas de sexta-feira (19/02).

Os servidores indicados ao CONIF serão definidos via sorteio público, a ocorrer na mesma data, às 17h (horário de Brasília), pelo link https://meet.google.com/kvy-gjwe-irh. Cada candidato(a) poderá selecionar apenas uma das cinco atividades e, em caso de duplicidade, será considerada apenas a última inscrição. 

O resultado do sorteio será divulgado até as 18h do dia 19/02, por e-mail, a todos os inscritos.

3 – Education Week

O governo do Reino Unido está organizando o evento "Education Week", a ocorrer entre os dias 1º e 4 de março de 2021. A iniciativa engloba uma série de webinários para discutir a manutenção da excelência no processo de ensino-aprendizagem em tempos de transformações globais. Servidores estão convidados pela DRIIT a participar da ação, que é composta por apresentações sobre as seguintes temáticas:

01/03 – Future of work: capacity building and training in the 21st century (O Futuro do trabalho: desenvolvimento e treinamento de capacidades no século 21)

02/03 – Shaping global learners: transnational education opportunities (Moldando aprendizes globais: oportunidades de educação transnacional)

03/03 – Ensuring quality: the case of English language teaching (Assegurando a qualidade: o caso do ensino da língua inglesa)

04/03 – Innovation to face disruption: how technology can improve learning (Inovação à disrupção da face: como a tecnologia pode aprimorar a aprendizagem)

As apresentações começam sempre às 14h e terminam às 15h (horário de Brasília). As inscrições poderão ser realizadas neste endereço, com um clique no botão "Register".

4 - Fundación Carolina

A Fundación Carolina, instituição espanhola com sede em Madrid, lançou edital para concessão de 504 BOLSAS de estudo para o curso acadêmico 2021-2022, em parceria com a Agência Espanhola de Cooperação e Desenvolvimento Internacional (AECID). 

- 225 bolsas para programas de mestrado;
- 85 bolsas para programas de doutorado e pós-doutorado;
- 27 bolsas para programas de mobilidade de professores; 
- 37 bolsas para estudos institucionais; 
- 130 renovações para programas de doutorado.

Além destas, há sete bolsas no programa de mobilidade para professores nas universidades de Madrid. Algumas das áreas contempladas são: saúde pública, transição ecológica, urbanismo sustentável e igualdade de gênero.

O prazo para se inscrever vai até 17 de março de 2021 às 9h (horário espanhol), no caso das bolsas de pós-graduação e estudos institucionais. Já a data limite para candidaturas às bolsas de doutorado, estadias de curta duração, programas de mobilidade de professores e estudos institucionais é 8 de abril de 2021. As inscrições são online e não há envio de documentos. 

Para mais detalhes sobre as bolsas, bem como acesso ao edital e às inscrições, acesse o site https://www.fundacioncarolina.es/formacion/presentacion/

Em caso de dúvidas sobre qualquer uma das oportunidades acima, entre em contato com a Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais pelo e-mail: driit@ifsudestemg.edu.br 

Com informações da DRIIT