Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2021 > maio > Conif abre diálogo com a França sobre educação profissional
conteúdo

Geral

Conif abre diálogo com a França sobre educação profissional

Inscrições estão abertas para o 1º Diálogos Conif, que vai reunir especialistas internacionais em Ensino, Pesquisa e Extensão, de 26 a 28 de maio.
publicado: 19/05/2021 12h24, última modificação: 19/05/2021 12h24

Estão abertas as inscrições para o 1º Diálogos Conif – Conversa com a França. O evento será realizado virtualmente nos dias 26, 27 e 28 de maio e vai reunir diversos especialistas do Brasil e da França nas áreas de Ensino, de Pesquisa e de Extensão.Toda a comunidade acadêmica da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica pode participar e as inscrições são gratuitas.

O evento será realizado na plataforma Zoom e vai contar com tradução simultânea das palestras em francês. Os interessados devem se inscrever no endereço www.even3.com.br/dialogosconif_franca/. Ao final do encontro os participantes vão receber certificados, que ficarão disponíveis na conta de cada um na plataforma Even3.

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e a Embaixada da França no Brasil são os organizadores do evento. Os Fóruns de Assessores de Relações Internacionais (Forinter), de Educação do Campo (FORCAMPO) e de Pesquisa e Inovação (FORPOG) são colaboradores.

Para o coordenador da câmara de Relações Internacionais do Conif, o professor Marcelo Bregagnoli, o evento irá estimular o diálogo entre esses dois países com intuito de viabilizar parcerias em diversos setores, além de fortalecer a cooperação no setor agrícola.

“A relação entre as instituições da Rede Federal e os Liceus agrícolas franceses é de longa data e retomar essa pauta resulta em aproximação de ações no âmbito dos projetos educacionais e projetos de interesse mútuo", destaca Bregagnoli, que também é reitor do Instituto Federal Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS).

Marcelo salienta ainda que o governo francês é um parceiro que, em termos de funcionalidade, se assemelha em muito com a realidade dos campi agrícolas no Brasil. A Rede e a representação da França mantêm, desde 2011, o Programa de Leitores Franceses. A iniciativa promove o ensino do idioma francês, o intercâmbio cultural e a troca de conhecimentos e de experiências para a consolidação de uma rede franco-brasileira de Educação Profissional.

Programação – O Diálogos Conif – Conversa com a França vai receber entre seus palestrantes, representantes do Ministério da Educação (MEC), Ministério da Europa e dos Negócios Estrangeiros da França, Ministério da Agricultura e da Alimentação para as Américas e a Delegação Acadêmica de Relações Europeias, além de pesquisadores brasileiros e franceses. A programação completa do evento está disponível no endereço www.even3.com.br/dialogosconif_franca