Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2021 > março > ProEx seleciona projetos para o Programa Institucional de Apoio à Extensão (PIAEX)

Edital contempla todos os campi e prevê bolsas para estudantes de níveis técnico e superior
publicado: 30/03/2021 13h24, última modificação: 30/03/2021 13h27
#pratodosverem: na ilustração em fundo branco, há um homem de costas, usando camisa azul, voltado para um quadro mostrado de frente. O quadro está sobre um tripé preto e também é azul. Possui folhas coladas, seta indicando crescimento em um gráfico, além de outros elementos. O homem interage com o quadro colando uma folha na parte superior esquerda.

A Pró-Reitoria de Extensão (ProEx) do IF Sudeste MG lançou, na última segunda-feira (29), o Edital PIAEX 01/2021, do Programa Institucional de Apoio à Extensão. O objetivo da chamada é selecionar projetos e programas institucionais em diversas áreas (veja a seguir) para receberem apoio financeiro, na forma de bolsas para estudantes de cursos técnicos e superiores. Poderá ser admitida, ainda, a participação de um colaborador externo por projeto.

Áreas temáticas:

• Comunicação
  • Direitos Humanos e Justiça
  • Meio Ambiente
  • Tecnologia e Produção
  • Trabalho

São mais de R$200 mil destinados à execução das ações. O valor das bolsas, a partir de R$200, varia de acordo com o nível de ensino e a carga horária. Não há previsão de financiamento de equipamentos, mas a necessidade de uso de recursos materiais poderá ser indicada na proposta. Com o apoio, a ProEx espera estimular a produção extensionista no IF Sudeste MG, favorecendo o enfrentamento das desigualdades sociais, levando em conta a diversidade local e regional. Também espera incentivar a comunidade acadêmica ao diálogo com a sociedade e ao desenvolvimento tecnológico, além de vários outros benefícios, tais como a formação integral do estudante.

As submissões poderão ser feitas a partir de 20 de abril, pelo SIGAA, até 31 de maio. Um tutorial está disponível como anexo 14 do edital. Qualquer servidor do IF Sudeste MG, docente ou técnico-administrativo,  pode submeter propostas, desde que possua formação superior e assuma-se coordenador do projeto. As ações terão início em agosto e o término está previsto para dezembro (contudo, há possibilidade de prorrogação, dependendo da disponibilidade orçamentária e financeira dos campi).

Mudanças decorrentes da pandemia

A exemplo do que ocorreu em 2020, devido à pandemia de Covid-19, o Edital PiaEx 2021 é único e multicampi. As ações deverão ser realizadas, preferencialmente, de maneira remota. No caso das ações consideradas essenciais e que terão parte das atividades executadas de forma presencial, semipresencial ou em escala de revezamento, deverão ser observados os contextos municipais e estaduais da pandemia e as orientações das autoridades de saúde, bem como as normativas do IF Sudeste MG. Além disso, os coordenadores desses projetos deverão preencher o anexo referente à autorização das comissões responsáveis nos campi, conforme determinado na Instrução Normativa PROEX/IF Sudeste MG n° 05/2020.

A ProEx acredita que, apesar dos desafios inerentes ao contexto do isolamento social, as ações institucionais de extensão mantêm-se muito relevantes para a comunidade acadêmica e para a comunidade externa, tanto para a formação discente, quanto para a transformação social. A equipe reitera, ainda, que no ano de 2020 os resultados obtidos foram expressivos. Para 2021, a expectativa é de que os servidores sigam apresentando suas propostas de ações de extensão, com o objetivo de ajudar o IF Sudeste MG a cumprir suas missões institucionais, em suas regiões de atuação.