Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2021 > setembro > Começam as disputas da Etapa Nacional do eJIF Games 2021

Começam as disputas da Etapa Nacional do eJIF Games 2021

publicado: 10/09/2021 08h38, última modificação: 15/09/2021 10h28

Começam, nesta segunda-feira (13), as disputas da Etapa Nacional do eJIF Games 2021. A Comissão Organizadora responsável pela participação do IF Sudeste MG no 1° Campeonato de Jogos Eletrônicos dos Institutos Federais (eJIF Games) publicou um vídeo dos "estudantes-atletas" que integram a delegação e das modalidades nas quais competirão. Quatro servidores e 16 estudantes de cursos técnicos e de graduação de cinco campi do IF Sudeste MG participarão do evento, que será realizado de 13 a 17 de setembro.

Os estudantes competidores da etapa nacional foram os vencedores nas competições da etapa local, realizada nos meses de junho e julho deste ano. Os "atletas" do IF Sudeste MG se juntarão a outros 668 estudantes e 126 servidores de 32 instituições da Rede Federal. Tanto a cerimônia de abertura quanto as competições serão realizadas em ambiente virtual e transmitidas nos canais oficiais do evento na internet.

Além dos estudantes-atletas, a delegação conta com os professores Antônio José de Lima Batista, do Campus Manhuaçu (técnico da modalidade Xadrez Arena); Heudes Eduardo Rogério, do Campus Avançado Ubá (técnico da modalidade League of Legends); André Luís Fonseca Furtado, do Campus São João del-Rei, e Graziany Penna Dias, do Campus Juiz de Fora (chefes da delegação). A comissão organizadora institucional (Portaria N° 150/2021) é formada por servidores dos dez campi do IF Sudeste MG.

Segundo a Comissão Organizadora, eJIF Games busca valorizar as atividades extracurriculares, propiciar aos estudantes a prática do esporte eletrônico (eSports) de forma consciente e participativa, proporcionar o prazer, a socialização e o respeito às diferenças provocados pelo lúdico esportivo, além de fortalecer as ações integradas promovidas no âmbito da Rede Federal. A ação foi registrada no edital de fluxo contínuo de eventos extensionistas do Programa Institucional de Apoio à Extensão (PIAEX). Todos os participantes da Etapa Local e da Etapa Nacional do eJIF Games receberão certificados.

Em âmbito nacional, o eJIF Games é uma iniciativa da Comissão Nacional Organizadora dos Jogos da Rede Federal (COJIF) e do Conselho Nacional das Instituições Federais de Educação Profissional e Tecnológica (CONIF). No IF Sudeste MG, além da Coordenação de Esporte, Cultura e Lazer da Pró-Reitoria de Extensão, a ação conta com o apoio da Comissão C5 do Projeto Reencontro.

Confira, na página oficial do eJIF Games, os canais em que serão transmitidos os jogos e outras informações sobre a competição.

Arte nova cerimônia abertura eJIF Games 2021.jpeg