Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2021 > setembro > IF Sudeste MG lança Consulta Pública do Plano de Retomada para toda comunidade
conteúdo

Geral

IF Sudeste MG lança Consulta Pública do Plano de Retomada para toda comunidade

Com foco na segurança, mas também no planejamento o IF Sudeste MG lança consulta pública sobre o Plano de Retomada até 26 de setembro.
por Juliana Rodrigues publicado: 15/09/2021 11h55, última modificação: 15/09/2021 11h55

De forma simples e direta a hashtag #Passosseguros marca o slogan do Projeto Reencontro 2021 do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Com foco na segurança, mas também no planejamento o IF Sudeste MG lança consulta pública sobre o Plano de Retomada até 26 de setembro.

Para chegar a este plano, um caminho de amplo debate e composição de reflexões já vem ocorrendo. Primeiramente foi criado um grupo de trabalho (GT) de Elaboração do Plano de Retomada das Atividades Presenciais. Depois, coordenados pelo presidente do GT e diretor de Ensino da Reitoria, Professor Silvio Toledo Fernandes e pelo Pró-Reitor de Ensino, Professor Damião Vieira Júnior, ocorreram encontro virtuais com a comunidade acadêmica dos campi, campi avançados e Reitoria entre os dias 23 e 31 de agosto.

Na última sexta-feira, dia 10 de setembro, foi enviado ao e-mail dos servidores as orientações para a Consulta Pública que segue aberta até 26 de setembro.

Segundo o texto de introdução do Plano de Retomada, tendo em vista a evolução do processo de vacinação dos servidores(as) e colaboradores(as) das instituições da rede federal e as adaptações aos protocolos de biossegurança, após mais de 15 meses de atividades realizadas remotamente, o IF Sudeste MG, através do Projeto Reencontro iniciou o planejamento do retorno presencial. O Plano também prevê quatro cenários diferentes e as condições de avanço e retrocesso em cada um destes cenários.

O Plano ressalta que este retorno será gradual, realizando sempre o controle de aglomerações e com a exigência de medidas de distanciamento social e de biossegurança. Além disso, deverá estar alinhado aos indicadores epidemiológicos e às recomendações expressas nos protocolos emitidos pelas autoridades sanitárias locais e estaduais por meio de seus Planos e Programas de monitoramento e combate à pandemia do coronavírus.

É importante lembrar que os municípios que possuem campus do IF Sudeste MG, Barbacena, Bom Sucesso, Cataguases, Manhuaçu, Muriaé, Rio Pomba, Santos Dumont, São João del-Rei e Ubá estão vinculados ao Plano Minas Consciente do Governo de Minas Gerais e, o município de Juiz de Fora, que além de ter um campus é a sede da Reitoria do Instituto, está seguindo o Programa Juiz de Fora pela Vida. O Plano de Retomada estará alinhado a essas políticas públicas de avaliação e mensuração do avanço ou retrocesso da pandemia da COVID-19 no estado.

O planejamento deste retorno seguro às atividades presenciais, seguirá orientações e diretrizes gerais, com a preparação dos ambientes e engajamento da comunidade escolar de forma a garantir soluções coletivas que ampliem a defesa do direito à educação.

Nesse sentido, é importante persistir na implementação consistente de ações para retardar a disseminação do vírus. As medidas essenciais de mitigação (uso correto de máscaras, higiene das mãos, distanciamento físico, ventilação dos ambientes e rastreamento de contato em combinação com isolamento e quarentena) também estão inseridas no plano.

Os interessados em conhecer o Plano de Retomada do IF Sudeste MG e contribuir com o documento podem acessar no link (segue abaixo). A consulta é voltada para servidores, estudantes, familiares dos estudantes e comunidade em geral.

 

Link para formulário do Google: 

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdU6pwzZ0AiediOeG7wFjFRaXj_7EKqzCW-3CE4FVdpez2bZA/viewform