Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2021 > setembro > IF Sudeste MG lança Consulta Pública do Plano de Retomada para toda comunidade

IF Sudeste MG lança Consulta Pública do Plano de Retomada para toda comunidade

por Juliana Rodrigues publicado: 15/09/2021 11h55, última modificação: 15/09/2021 11h55

De forma simples e direta a hashtag #Passosseguros marca o slogan do Projeto Reencontro 2021 do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais. Com foco na segurança, mas também no planejamento o IF Sudeste MG lança consulta pública sobre o Plano de Retomada até 26 de setembro.

Para chegar a este plano, um caminho de amplo debate e composição de reflexões já vem ocorrendo. Primeiramente foi criado um grupo de trabalho (GT) de Elaboração do Plano de Retomada das Atividades Presenciais. Depois, coordenados pelo presidente do GT e diretor de Ensino da Reitoria, Professor Silvio Toledo Fernandes e pelo Pró-Reitor de Ensino, Professor Damião Vieira Júnior, ocorreram encontro virtuais com a comunidade acadêmica dos campi, campi avançados e Reitoria entre os dias 23 e 31 de agosto.

Na última sexta-feira, dia 10 de setembro, foi enviado ao e-mail dos servidores as orientações para a Consulta Pública que segue aberta até 26 de setembro.

Segundo o texto de introdução do Plano de Retomada, tendo em vista a evolução do processo de vacinação dos servidores(as) e colaboradores(as) das instituições da rede federal e as adaptações aos protocolos de biossegurança, após mais de 15 meses de atividades realizadas remotamente, o IF Sudeste MG, através do Projeto Reencontro iniciou o planejamento do retorno presencial. O Plano também prevê quatro cenários diferentes e as condições de avanço e retrocesso em cada um destes cenários.

O Plano ressalta que este retorno será gradual, realizando sempre o controle de aglomerações e com a exigência de medidas de distanciamento social e de biossegurança. Além disso, deverá estar alinhado aos indicadores epidemiológicos e às recomendações expressas nos protocolos emitidos pelas autoridades sanitárias locais e estaduais por meio de seus Planos e Programas de monitoramento e combate à pandemia do coronavírus.

É importante lembrar que os municípios que possuem campus do IF Sudeste MG, Barbacena, Bom Sucesso, Cataguases, Manhuaçu, Muriaé, Rio Pomba, Santos Dumont, São João del-Rei e Ubá estão vinculados ao Plano Minas Consciente do Governo de Minas Gerais e, o município de Juiz de Fora, que além de ter um campus é a sede da Reitoria do Instituto, está seguindo o Programa Juiz de Fora pela Vida. O Plano de Retomada estará alinhado a essas políticas públicas de avaliação e mensuração do avanço ou retrocesso da pandemia da COVID-19 no estado.

O planejamento deste retorno seguro às atividades presenciais, seguirá orientações e diretrizes gerais, com a preparação dos ambientes e engajamento da comunidade escolar de forma a garantir soluções coletivas que ampliem a defesa do direito à educação.

Nesse sentido, é importante persistir na implementação consistente de ações para retardar a disseminação do vírus. As medidas essenciais de mitigação (uso correto de máscaras, higiene das mãos, distanciamento físico, ventilação dos ambientes e rastreamento de contato em combinação com isolamento e quarentena) também estão inseridas no plano.

Os interessados em conhecer o Plano de Retomada do IF Sudeste MG e contribuir com o documento podem acessar no link (segue abaixo). A consulta é voltada para servidores, estudantes, familiares dos estudantes e comunidade em geral.

Link para formulário do Google: