Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria > 2026 > 2 > IF Sudeste MG realiza reunião estratégica para cooperação institucional com a China
conteúdo

Geral

IF Sudeste MG realiza reunião estratégica para cooperação institucional com a China

Encontro discutiu possibilidades de parcerias acadêmicas e culturais com a Universidade de Estudos Internacionais de Zhejiang

O Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) realizou, no dia 29 de janeiro de 2026, uma reunião estratégica voltada ao fortalecimento de possíveis ações de cooperação institucional com a China, no âmbito da política de internacionalização do Instituto.

Participaram do encontro José Medeiros da Silva, representante da Universidade de Estudos Internacionais de Zhejiang (ZISU); o reitor do IF Sudeste MG, Valdir José da Silva; o diretor de Relações Internacionais e Interinstitucionais (DRIIT) Daniel Augusto de Oliveira, o servidor Pedro Rocha, da Assessoria de Relações Internacionais (ARI); e Raphaella Beserra, integrante do Comitê de Internacionalização do Campus Avançado Cataguases. Raphaella foi responsável pelo contato inicial com a instituição chinesa e compartilhou sua experiência de mobilidade acadêmica realizada na China em 2025.

Durante a reunião, foram debatidos aspectos do cenário internacional contemporâneo, o papel estratégico da China nas relações globais e a relevância da construção gradual de parcerias institucionais, fundamentadas no intercâmbio entre pessoas, equipes e instituições. Na ocasião, também foi apresentado um panorama do IF Sudeste MG, com destaque para sua estrutura multicampi, a diversidade de cursos ofertados e o potencial para o desenvolvimento de ações internacionais.

A ZISU foi apresentada como uma instituição com sólida tradição na área de idiomas e que vem passando por um reposicionamento estratégico voltado às relações internacionais, à cooperação acadêmica e ao desenvolvimento de projetos inovadores. Entre os temas abordados estiveram o conceito de “civilização ecológica”, o avanço tecnológico e a possibilidade de criação de iniciativas conjuntas de caráter acadêmico e cultural.

Como encaminhamentos, discutiu-se a formalização inicial da cooperação por meio de instrumentos institucionais simplificados, como memorandos de entendimento, além da proposição de ações no contexto do Ano Cultural Brasil–China. Também foi considerada a possibilidade de realização de cursos, ciclos de palestras e outras atividades acadêmicas, com a participação de docentes das duas instituições.

A iniciativa reforça o compromisso do IF Sudeste MG com uma internacionalização estratégica, alinhada ao eixo dos BRICS, orientada à consolidação de parcerias institucionais duradouras, ao fortalecimento da cooperação Sul–Sul e à ampliação da atuação do Instituto nos debates e ações do cenário internacional contemporâneo.