Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > 2020 > 06 > II Semana do Alimento Orgânico tem transmissão ao vivo pela internet

II Semana do Alimento Orgânico tem transmissão ao vivo pela internet

Este é o primeiro evento on-line multicampi do IF Sudeste MG. A palestras vão até o dia 3 de julho com transmissão pelo canal do IF Sudeste MG no YouTube.
por Comunicação Rio Pomba publicado: 29/06/2020 19h12, última modificação: 30/06/2020 16h43
#Pratodosverem: Print da página do IF Sudeste MG no YouTube. À esquerda, há uma tela com a apresentação e a imagem do palestrante Sérgio Pedini. No slide de apresentação, há dados sobre a produção orgânica no Brasil. À direita, está o chat. Na parte de baixo está o nome do evento e a data de transmissão.

A II Semana do Alimento Orgânico começou nesta segunda-feira, dia 29, como primeiro evento on-line multicampi do IF Sudeste MG. As apresentações foram transmitidas pelo canal do IF Sudeste MG no YouTube. As palestras acontecem diariamente até sexta-feira, 3 de julho, das 16h às 18h. A abertura contou com a participação do reitor do IF, Charles Okama de Souza, e dos diretores-gerais dos campi organizadores: Fausto de Marttins Netto (Muriaé), João Batista Lúcio Corrêa (Rio Pomba) e Marcelo José Milagres de Almeida (Barbacena), além do presidente da comissão organizadora Carlos Miranda de Carvalho.

Veja aqui a abertura e as apresentações do primeiro dia de evento

A Semana do Alimento Orgânico tem como objetivo disseminar a cultura do consumo de frutas, legumes e verduras produzidos sem agrotóxicos. A primeira apresentação foi do pós-doutor em Comércio Justo e Agroeocologia pela Università degli Studi di Perugia (Itália) e membro da Associação Orgânica e do Instituto Brasil Orgânico, Sérgio Pedini. Ele falou sobre a Revolução Verde e o contraponto apresentado pelos agrônomos Ana Maria Primavesi e José Antonio Lutzenberger, que defendem a agricultura sustentável. De acordo com levantamento apresentado por Pedini, o país conta 17 mil propriedades certificadas na produção orgânica. O setor cresceu 15% no último ano, movimentando R$ 4,5 bilhões.

A segunda apresentação ficou por conta da mestra em Desenvolvimento Sustentável e Extensão pela Universidade Federal de Lavras, Aloísia Rodrigues Hirata. Ela apresentou a estrutura do Instituto Brasil Orgânico, explicando a atuação da entidade junto às demais associações de defesa da agricultura sustentável.

Mais palestras

Todas as palestras são transmitidas pelo canal oficial do IF Sudeste MG no YouTube a partir das 16h.

Nesta terça, dia 30, será a vez da apresentação da doutora em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável e coordenadora do Programa Nacional de Bioinsumos, Mariane Carvalho Vidal. Ela falará sobre o projeto que está à frente no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. O evento também contará com a participação do doutor em Entomologia e diretor de Gestão Ambiental da Prefeitura de Belo Horizonte, Dany Silvio Amaral, que contará sobre a experiência do município com biofábricas.

O terceiro dia de evento será marcado pela discussão sobre a produção e comercialização de produtos orgânicos com as apresentações dos representantes das redes Povos da Mata e Sabor Saúde da Serra. Já na quinta, a coordenadora da Comissão de Produção Orgânica do Rio de Janeiro, Flávia Brito, e a diretora do Instituto Comida do Amanhã, Francine Xavier, farão a palestra “Comunidade (ou sociedade) que sustenta a agricultura – duas pontas: consumidor e produtor”. Em seguida, será a vez dos representantes da Associação Agroecológica de Ouro Fino e do Instituto Feira Livre falarem sobre as novas experiências de comercialização na pandemia.

No último da Semana do Alimento Orgânico, as equipes dos campi apresentarão os projetos de extensão voltados à agroecologia. Eduardo Moura, Thábata Fernandes e Bruno Rolim, de Rio Pomba, vão mostrar as ações da Rede Mãos à Horta durante a pandemia do coronavírus. A professora do Campus Muriaé Juliana Sena Calixto falará sobre o projeto de apoio à comercialização delivery da Rede Sabor e Saúde da Serra. Já a equipe do Grupo de Agroecologia Agricultura de Pé no Chão do Campus Barbacena, por meio dos integrantes  Ana Carolina Vieira Ozava, Vitória Carvalho Baugratz Almeida e Luiz Henrique Gonçalves Murta, e os professores Laércio Borato de Paula e Bruno de Almeida de Melo (IFPA) farão a apresentação “O despertar e o caminhar da produção orgânica no IF Barbacena e o expandir das experiências”.

Acesse a página do  IF Sudeste MG no YouTube