Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Rio Pomba > 2020 > 06 > Semana do Alimento Orgânico será primeiro evento multicampi on-line do IF Sudeste MG

Destaque

Evento, realizado entre os dias 29 de junho e 3 de julho, será transmitido pela página oficial do IF Sudeste MG no YouTube.
por Comunicação Rio Pomba publicado: 22/06/2020 20h33, última modificação: 01/07/2020 13h17
#Pratodosverem: Arte do evento com fundo em tons de azul. No topo da imagem, há o texto "II Semana do Alimento Orgânico do IF Sudeste MG". Abaixo, há as informações de data, hora e transmissão on-line. Ao lado, há as logos do produto orgânico e do IF. No centro, está escrito em branco "Tem alimento saudável perto de você". Abaixo da frase, tem o nome "XVI Campanha anual de promoção do produto orgânico". Na parte de baixo da imagem, há o desenho de uma mulher com máscara. Ela está com os braços em direção a uma caixa com verduras e legumes, que está sendo segurada por um homem que deve ser o vendedor. Ao lado dele, está um outro homem com touca, máscara e avental.

Será realizado, entre os dias 29 de junho e 3 de julho, o primeiro evento multicampi on-line do IF Sudeste MG. A II Semana do Alimento Orgânico, organizada em conjunto pelos campi Barbacena, Muriaé e Rio Pomba, tem o objetivo de incentivar o consumo de verduras, frutas e legumes cultivados sem agrotóxicos. Para isto, foram convidados palestrantes de instituições e associações que incentivam a produção orgânica em todo país. Eles falarão sobre temas como as perspectivas dos insumos para a agricultura orgânica e a importância do estabelecimento de vínculos entre agricultores e consumidores no desenvolvimento de estratégias de comercialização.  O evento será transmitido pelo canal oficial do IF Sudeste MG.

O interessado em participar deve realizar inscrição on-line para ter acesso à transmissão. As palestras serão apresentadas das 16h às 18h. Nos dias do evento, serão enviados os links da salas do YouTube. Durante as apresentações, serão divulgadas as listas de presença.

Faça aqui sua inscrição

Programação

A abertura contará com a presença do reitor Charles Okama de Souza e dos diretores gerais das unidades organizadoras: Marcelo José Milagres de Almeida – Campus Barbacena, Fausto de Marttins Netto – Campus Muriaé e João Batista Lúcio Corrêa – Campus Rio Pomba. A primeira mesa do evento vai tratar sobre o Movimento Orgânico Brasileiro e terá como palestrantes o pós-doutor em Comércio Justo e Agroecologia pela Università degli Studi di Perugia (Itália), membro da Associação Orgânica e do Instituto Brasil Orgânico, Sérgio Pedini, e a mestre em Desenvolvimento Sustentável e Extensão pela Universidade Federal de Lavras e representante do Instituto Brasil Orgânico na região Sudeste, Aloísia Rodrigues Hirata.

No segundo dia, serão tratadas as perspectivas dos insumos para a agricultura orgânica. A doutora em Agroecologia e Desenvolvimento Rural Sustentável e coordenadora do Programa Nacional de Bioinsumos, Mariane Carvalho Vida, falará sobre o projeto que está à frente no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. Já o doutor em Entomologia e diretor de Gestão Ambiental da Prefeitura de Belo Horizonte, Dany Silvio Amaral, apresentará a experiência do município em que atua com biofábricas.

Na quarta-feira, será o momento de se discutir a importância das redes na produção e comercialização de produtos orgânicos. Haverá apresentação de representantes das redes Povos da Mata e Sabor e Saúde da Serra. No dia 2 de julho, os participantes vão falar sobre o estabelecimento de vínculos entre agricultores e consumidores no desenvolvimento de estratégias de comercialização da agricultura orgânica.

Para finalizar a segunda edição da Semana do Alimento Orgânico, serão apresentados os projetos de extensão desenvolvidos nas três unidades. Os representantes do Campus Rio Pomba Eduardo José de Moura, Thábata Emanuelle Fernandes e Bruno Rolim apresentarão as ações da Rede Mãos à Horta durante a pandemia do coronavírus. A professora do Campus Muriaé Juliana Sena Calixto fará a exposição  “Apoio à comercialização delivery da Rede Sabor e Saúde da Serra”. Já a equipe do Grupo de Agricultura Pé no Chão do Campus Barbacena e os professores Laércio Borato de Paula e Bruno Almeida de Melo (IFPA) falarão sobre “O despertar e o caminhar da produção orgânica no IF Barbacena e o expandir das experiências”.

Veja os detalhes da programação

Faça sua inscrição

O evento é realizado em parceria com Ministério da Agricultura e Ambiente, Instituto Federais Fluminense, do Pará e do Sul de Minas, Emater MG, Comissão de Produção Orgânica de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, Instituto Ibi de Agroecologia, Emcomp - Empresa Júnior de Ciência da Computação do Campus Rio Pomba, Núcleo de Estudos em Agroecologia dos campi Rio Pomba e Muriaé, Grupo de Agroecologia do Campus Barbacena.