Pesquisa
Aluna e servidoras do IF Sudeste MG têm artigo publicado em periódico de Direitos Humanos e Educação
A estudante Maria Luiza Magalhães, da Licenciatura em Matemática, a professora Bia Possato e a servidora técnico-administrativa Iara Nascimento assinam o artigo "Educação antirracista: o colorismo negro pelo direito da existência de todos os tons", publicado pela nova edição da revista SCIAS - Direitos Humanos e Educação, da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). O trabalho, disponível aqui, trata da proposta de educação antirracista que diferentes fases do projeto (R)Existências trouxeram ao Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG.
Criado em 2019 como um projeto de ensino, o (R)Existências inicialmente levou às salas de aula do Instituto Federal uma série de atividades relacionadas à temática, conduzidas por professores de diversas áreas do conhecimento. Os desdobramentos da primeira fase da ação abriram espaço para um projeto de extensão, ampliando o público envolvido com a participação também da comunidade local.
O artigo relembra a experiência da atividade "Colorismo negro: pelos direitos das existências de todos os tons”, promovida em parceria com o projeto "Eu Extraordinário" no Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG. O evento, com debate, poesia e dança, reuniu referências de diferentes expressões do Movimento Negro e foi acompanhado por estudantes, servidores e público externo.
O relato reforça a importância de iniciativas como as realizadas pelo (R)Existências, reconhecendo a escola como um ambiente de formação e transformação, sem restringi-la à capacitação técnica de profissionais ou a um preparatório para vestibulares.




