Extensão
Honraria Zumbi dos Palmares e cidadão honorário: Neabi e diretor do Campus SD recebem homenagens da Câmara Municipal
O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neabi) e o diretor-geral do Campus Santos Dumont, professor Sandro Farias, receberam da Câmara Municipal, respectivamente, a Honraria Zumbi dos Palmares e o título de cidadão honorário. A solenidade destinada às homenagens foi realizada na última sexta-feira, 7 de novembro, no Grêmio Literário e Recreativo Mário de Lima.
A Honraria Zumbi dos Palmares foi concedida ao Neabi em reconhecimento às ações de promoção da equidade racial, valorização da diversidade e fortalecimento das identidades afro-brasileiras e indígenas. Representaram o núcleo na cerimônia: Iara Nascimento (presidente), Paula Souza (vice) e Benedito Carvalho.
Institucionalizado em 2020, o Neabi atua no planejamento e execução de ações de ensino, pesquisa e extensão voltadas às relações étnico-raciais e à implementação de políticas afirmativas. Desde então, o núcleo promove e participa de uma série de projetos e desenvolve uma interlocução constante com comunidades quilombolas do município (inclusive, mais recentemente, com o apoio à edição do Programa Mulheres Mil dedicada a alunas residentes nessas comunidades). Também já são tradicionais no Instituto Federal as palestras, exposições e atividades culturais do Novembro Negro, em referência ao mês da Consciência Negra.
Na mesma noite, o diretor-geral do Campus Santos Dumont, professor Sandro Farias Pinto, foi um dos homenageados com títulos de cidadania pela Câmara Municipal. Ele recebeu o título de cidadão honorário de Santos Dumont, concedido a pessoas que, nascidas em outras cidades, contribuem de forma significativa para o desenvolvimento da Terra do Pai da Aviação. Natural de Ipatinga (MG), Sandro foi eleito diretor-geral pro tempore (temporário) em 2024 e, em seguida, para o mandato de 2025 a 2029.




