Geral
Licenciada em Matemática pelo IF fala sobre formação pedagógica de professores
A trajetória acadêmica de Valquíria Carvalho na Educação ganhou um novo capítulo na última sexta-feira (30 de janeiro). Em solenidade de colação de grau realizada em gabinete, ela concluiu oficialmente o curso de Licenciatura em Matemática no Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG.
Com graduação em Pedagogia e especializações em Educação Especial e Inclusiva, Gestão da Educação e Práticas Pedagógicas na Educação Contemporânea (esta última também pelo IF em Santos Dumont), Valquíria agora é licenciada em Matemática, o que amplia sua visão enquanto educadora e abre portas para uma nova oportunidade: o mestrado em Educação Matemática na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP).
Para a professora, a formação de educadores matemáticos vai muito além dos números, sendo um exercício permanente e conectado com a realidade das pessoas. "A formação docente é contínua. Como dizia Paulo Freire, o professor se constrói na prática e na reflexão sobre a prática", avalia Valquíria, destacando a relevância do conteúdo pedagógico do curso. "Isso ajuda a formar uma postura mais humana, justa e baseada na equidade e nas normas educacionais".
Aprovada para o mestrado em Educação Matemática da UFOP em 2026, ela valoriza as experiências na Licenciatura em Matemática. "O curso contribui diretamente para minha prática como educadora, fortalecendo meu conhecimento e minhas estratégias de ensino. Aprendi a mediar a aprendizagem, refletir sobre minha atuação e me reinventar sempre que necessário, aproveitando o que há de melhor nas experiências formativas", conclui.




