Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Santos Dumont > Turmas do curso de Guia de Turismo realizam viagens técnicas a BH e Rio

Turmas do curso de Guia de Turismo realizam viagens técnicas a BH e Rio

Atividade é obrigatória para a formação dos profissionais
#pratodosverem: Imagem mostra estudantes do curso técnico em Guia de Turismo, durante visita técnica ao Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro.

Você provavelmente já sabe que o laboratório dos técnicos em Guia de Turismo é o mundo. É por isso que as atividades práticas precisam ir muito além das dependências do Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG. Na última semana (23 e 24 de abril), turmas das modalidades presencial (integrado) e a distância (subsequente) da formação tiveram novas experiências em viagens técnicas a Belo Horizonte e ao Rio de Janeiro.

Planejada há muitos meses e, por este motivo, mantida mesmo com a suspensão dos calendários acadêmicos e das aulas no Campus Santos Dumont, esta viagem interestadual e com procedimento aéreo é obrigatória na formação dos profissionais. Ao concluírem o curso, eles obtêm o registro como "Guia de Turismo Regional Minas Gerais - Excursão Nacional". Sendo assim, os estudantes não apenas precisam desenvolver técnicas de guiamento propriamente ditas, mas também todas as aptidões necessárias para o planejamento e a execução de viagens, envolvendo diferentes modais de transporte.

Veja mais imagens das viagens técnicas

Na terça (23 de abril), os estudantes fizeram de ônibus o percurso entre Santos Dumont e Belo Horizonte. Na capital mineira, primeiro estiveram no Museu de Artes e Ofícios e, em seguida, na Praça da Liberdade e no Museu das Minas e do Metal. Já o City Tour da Pampulha incluiu uma atividade na Igreja São Francisco de Assis e a apresentação de atrativos como o estádio do Mineirão (Governador Magalhães Pinto) e o Museu de Arte da Pampulha.

Todos os procedimentos relativos à viagem aérea para o Rio de Janeiro foram executados já na quarta (24). Os alunos realizaram práticas no Museu do Amanhã antes de seguirem para o morro do Corcovado, onde está situada a estátua do Cristo Redentor. O retorno a Santos Dumont, de ônibus, aconteceu no mesmo dia.

Os estudantes participaram de todas as etapas de planejamento e execução, também apresentando os atrativos turísticos do roteiro para os colegas e servidores presentes como atividades práticas das viagens técnicas. Acompanharam as turmas as professoras Arturene Carmo, Geísa Soares e Izabel Rodrigues e os servidores técnico-administrativos Aguilar Ribeiro (intérprete de Libras) e Leonardo Jardel (assistente de alunos).

registrado em: ,