Você está aqui: Página Inicial > Notícias > São João del-Rei > 2020 > 05 > Psicólogos promovem rodas de conversa on line com alunos

Psicólogos promovem rodas de conversa on line com alunos

publicado: 21/05/2020 11h04, última modificação: 21/05/2020 11h06

Começam na próxima semana, as rodas de conversa online com os profissionais de psicologia do IF Sudeste MG em tempos de Covid-19. A proposta foi idealizada para aproximar os alunos em tempos de pandemia. Os encontros terão a duração média de uma hora e acontecerá de acordo com a modalidade dos cursos.

Poderão participar cinco estudantes por grupo, que serão chamados por ordem de inscrição. Será discutido um tema por mês, sendo o primeiro “Distanciamento Social e Saúde Mental”. Os estudantes poderão sugerir novos temas.

A princípio, serão realizados dois encontros semanais, mas outros poderão ser agendados conforme a demanda. Para participar desta atividade, o estudante deve ter uma conta de e-mail do Gmail válida, visto que as conversas acontecerão por meio da plataforma Google Meet.

No Campus São João del-Rei, às segundas-feiras as conversas são reservadas para os alunos dos cursos de graduação e técnicos subsequentes; já nas quintas-feiras, para os alunos dos cursos Integrados, ambos os dias, às 15h. As conversas terão a mediação da psicóloga Roselne Santarosa, que conduzirá as conversas para criar um espaço aberto de discussão e exposição de ideias e sentimentos.

É recomendável que durante a realização da atividade, o participante procure um lugar tranquilo, onde  possa se expressar livremente e é imprescindível que todos interajam de maneira respeitosa. É importante ressaltar que, embora possam ter efeitos terapêuticos, as rodas de conversa não se caracterizam como terapia em grupo e sim um espaço de reflexão e compartilhamento.

Caso o participante sinta a necessidade de um atendimento mais individualizado, ele poderá agendar um horário diretamente com a psicóloga, através do e-mail roselne.santarosa@ifsudestemg.edu.br.

O conteúdo das conversas é confidencial e por isso, os participantes devem evitar expor o que foi conversado com terceiros não pertencentes ao grupo e não será permitida a gravação e/ou divulgação das imagens e dos áudios dos encontros sem a autorização expressa dos participantes. Para se inscrever, o interessado deve acessar o link no fim da matéria.

Para os alunos menores de 18 anos, a participação estará condicionada à apresentação do Termo de Consentimento Expresso, assinado pelo responsável legal. Esse termo deverá ser enviado para o e-mail:  roselne.santarosa@ifsudestemg.edu.br  até 24 horas antes da realização da atividade.

Termo de Consentimento

Fonte: texto adaptado e arte: Comunicação- Campus Juiz de Fora