Você está aqui: Página Inicial > Hotsites > Processo Seletivo 2022-1 > Dúvidas frequentes
conteúdo

Perguntas e Respostas sobre o Processo Seletivo 2022/1

 
Haverá processo seletivo para o 1º semestre de 2022?
Sim. A seleção ocorrerá por meio de análise de histórico escolar, no caso dos cursos técnicos, especialização técnica (pós-técnico) e PROEJA. Para os cursos de graduação será utilizada a nota do ENEM de um dos seguintes anos (2015, 2016, 2017, 2018, 2019 ou 2020). O candidato também poderá concorrer às vagas dos cursos de graduação através do SISU 2022/1. Já para os cursos de pós-graduação lato sensu e stricto sensu, os métodos de seleção são variados, devendo o candidato ficar atento às informações contidas no edital.
 

Haverá prova esse ano?
Não. As provas foram substituídas por outras formas de seleção devido à pandemia de covid-19. 

 
Quando será a isenção da inscrição?
Não haverá pagamento de taxa para o Processo Seletivo 2022/1 e nem Edital de Isenção da Inscrição.

 
Por que não consigo fazer minha inscrição para o processo seletivo no meu celular?
Alguns celulares não são compatíveis com nosso sistema de inscrição e de acordo com os editais, não é recomendável realizar a inscrição por meio de smartphones ou tablets. Recomenda-se que o candidato faça a inscrição utilizando os navegadores Mozilla Firefox e Google Chrome em suas versões recentes e utilizando computadores. 

 
Quais serão os critérios para ingresso nos cursos técnicos e especialização técnica (pós-técnico)? 
Segundo o Edital dos cursos técnico e especialização técnica, para fins de classificação no processo seletivo 2022/1 serão consideradas as notas/conceitos nas disciplinas de Língua Portuguesa ou Português, Matemática, História e Geografia.
O candidato deverá, no ato da inscrição, inserir todas as notas solicitadas (Língua Portuguesa ou Português, Matemática, História e Geografia) do ano solicitados, de acordo com a modalidade de ensino:
  • Para os cursos técnicos integrados ao ensino médio serão consideradas as notas do 8º ano do Ensino Fundamental (equivalente à antiga 7ª série).
  • Para os cursos técnicos concomitantes (2° ou 3° ano) / subsequentes serão consideradas as notas do 9º ano do Ensino Fundamental (equivalente à antiga 8ª série). 
  • Para os cursos técnicos concomitantes (3° ano) / subsequentes serão consideradas as notas do 9º ano do Ensino Fundamental (equivalente à antiga 8ª série). 
  • Para os cursos técnicos Subsequentes serão consideradas as notas do 2º do Ensino Médio. 
  • Para os cursos de Especialização Técnica serão consideradas as notas do 9º ano do Ensino Fundamental (equivalente à antiga 8ª série). 

 
Para os cursos PROEJA serão analisadas quais notas?
Segundo o Edital dos cursos PROEJA, para fins de classificação no processo seletivo 2022/1, serão consideradas as notas/conceitos nas disciplinas de Língua Portuguesa ou Português e Matemática.
O candidato deverá, no ato da inscrição, inserir todas as notas solicitadas (Língua Portuguesa ou Português e Matemática) do 9º ano do Ensino Fundamental (equivalente à antiga 8ª série).


Pretendo realizar a inscrição para um curso subsequente, porém não tive a disciplina de Geografia no 2° ano do Ensino Médio. Como devo proceder?
Conforme previstos nos itens 6.3.2 e 6.3.2.1 do edital, caso uma ou mais disciplina(s) não tenha(m) sido ofertada(s) no ano solicitado para a seleção, você deverá utilizar, para esta disciplina, a média das notas obtidas nos anos anterior e posterior. Por exemplo: vamos supor que no 2° ano do ensino médio você tenha tido apenas as disciplinas de Português, Matemática e História. A de Geografia você só teve no 1° e no 3° ano. Neste caso, você utilizará as notas obtidas no 2° ano para as disciplinas de Português, Matemática e História. Já para a disciplina de Geografia, você vai tirar a média das notas obtidas no 1° e no 3° ano e utilizá-la (somar as duas notas e dividir o resultado por 2).
Caso uma ou mais disciplina solicitada para a seleção tenha sido ofertada em apenas um destes anos, você deverá utilizar, apenas para esta(s) disciplina(s), a nota do ano em que foi realizada. Por exemplo: vamos supor que no 2° ano do ensino médio você tenha tido apenas as disciplinas de Português, Matemática e História. A de Geografia você só teve no 1° ano. Neste caso, você utilizará as notas obtidas no 2° ano para as disciplinas de Português, Matemática e História. Já para a disciplina de Geografia, você irá utilizar a nota obtida no 1° ano.


Quais serão os critérios para ingresso nos cursos de graduação?
O candidato deverá ter realizado a(s) prova(s) do Enem em pelo menos um dos seguintes anos: 2015, 2016, 2017, 2018, 2019 ou 2020, utilizando as notas obtidas, sem ter tirado nota zero em nenhuma das provas do exame, incluindo a redação.
Fique ligado!!! Não poderá ser utilizada a nota de Enem realizado como "treineiro".


Quais são os cursos e vagas oferecidos? Quais campi estão participando?
Todos esses detalhes estão nos editais do processo seletivo, publicados em 03 de novembro de 2021, e que podem ser acessados no link Editais.
Além dos editais, você pode acessar as informações acessando os Cursos do PS 2022/1

 
Quando iniciarão as aulas? Elas serão presenciais?
O calendário de aulas do primeiro semestre de 2022 e as condições de aula presencial ou remota serão publicados nas páginas dos campi após o resultado final.

 
Se eu for aprovado (a), tenho que ir ao campus realizar a matrícula?
As datas de matrícula e os procedimentos para realizá-la serão definidos em edital próprio, a ser publicado posteriormente.

 
Participei do ENEM nas edições válidas no edital para inscrição. Como será comprovado?
O candidato deve acessar o Boletim Individual do ENEM, na página https://enem.inep.gov.br/participante  do ano escolhido e anexar onde é pedido na inscrição.

 
Poderei fazer minha inscrição presencialmente nos campi?
Considerando-se a pandemia da covid-19 e as recomendações da Organização Mundial de Saúde e do Ministério da Saúde sobre distanciamento social, bem como o regramento em vigor em cada municipalidade, as inscrições ocorrerão virtualmente, regra geral. No entanto, cada campus do IF Sudeste MG informará, através do site oficial www.ifsudestemg.edu.br/processoseletivo , no dia 17 de novembro de 2021, às 10 horas, se haverá exceção à regra geral, com atendimento presencial e, em caso positivo, divulgará os procedimentos a serem observados para a viabilização de tal atendimento.  

 
Minha escola não emite notas e sim conceitos como Ótimo, Muito Bom, A+, Apto,  etc.  Como vou me inscrever nos cursos técnicos? 
Os candidatos deverão utilizar a tabela de equivalência (ANEXO IV) constante nos Editais dos cursos técnicos, especialização técnica (pós-técnico) e PROEJA e transformar o conceito em nota, de 0 a 100. Se o candidato for pedir a emissão de declaração pela escola, já deve pedir que os conceitos sejam sinalizados com a pontuação correspondente.

 
Saiu a relação de inscritos e percebi que errei minha nota. Posso trocar?
O candidato deve ficar atento aos prazos de publicação e também de recursos. Essas datas constam no edital de cada modalidade.

 
Tenho interesse em fazer um curso técnico e uma pós graduação. Gostaria de saber se é possível eu concorrer a vaga nos dois cursos.
Você pode fazer o curso técnico e o de pós-graduação no IF Sudeste MG, desde que os horários dos cursos não coincidam. O que não pode são duas graduações públicas concomitantes ou duas matrículas em cursos da mesma modalidade e que sejam ofertados no mesmo período.

 
Nunca fiz Enem. Como posso concorrer a uma vaga de graduação?
Neste processo seletivo, só poderá participar quem fez Enem nos anos de 2015, 2016, 2017, 2018, 2019 ou 2020. O candidato que irá realizar realizar o Enem 2021 poderá também concorrer pelo Sisu 2022/1.

 
Fiz o Enem como  "treineiro" no ano passado. Posso concorrer a uma vaga de graduação para ingressar no IF Sudeste, já que estou no último ano do ensino médio?
Não. Segundo o Ministério da Educação o participante “treineiro” deve estar ciente de que sua participação no Enem visa somente a autoavaliação. Portanto, ele não poderá utilizar os resultados para acesso à educação superior nem acessar programas governamentais de financiamento ou apoio ao estudante de ensino superior.


Quero me inscrever para o Processo Seletivo 2022/1 em um dos grupos de renda familiar inferior a um salário mínimo e meio (L1, L2, L9 e L10). O que preciso fazer?
Você precisa ter cadastro no CadÚnico. A comprovação da renda será realizada por meio dele, somente na matrícula. Os candidatos que não possuírem o CadÚnico deverão procurar o CRAS de sua cidade para realizar o cadastramento em tempo hábil para apresentação, no período de matrícula, da Folha Resumo com as informações descritas nos Editais de Matrícula, que serão publicados posteriormente.


Já possuo o CadÚnico com as informações solicitadas atualizadas, como posso ter acesso ao documento?
O candidato que possua o cadastro atualizado com as informações descritas anteriormente poderá retirar a Folha Resumo no link: https://meucadunico.cidadania.gov.br/meu_cadunico/