Aparelho de Musculação com Sistema de Carga Variável de Progressão Contínua

O que é: Trata-se de um modelo de aparelho de musculação com variação progressiva contínua de carga para uso em academias ao ar livre, em recintos fechados ou para centros de fisioterapia, visando ampliar as possibilidades funcionais de aparelhos dessa natureza por meio de um sistema de variação e trava de carga, de sua estrutura, seus componentes e do processo de utilização.

Problema resolvido: Existem aparelhos de musculação similares conhecidos no mercado que só possibilitam a variação escalonada de carga para se praticar exercícios de musculação e tem, nas suas estruturas, a utilização de cabos e, além disso, as placas ou anilhas de peso devem ser adicionadas ou ajustadas ao aparelho. Já os aparelhos de musculação ao ar livre, em boa parte, só possibilitam exercícios repetitivos sem variação e trava de carga, pois há dificuldade de se acrescentar ou retirar placas ou anilhas de peso, devido à facilidade de extravio desses componentes em áreas abertas, fatores que acarretam em um índice de utilização do aparelho aquém do previsto. Progressão de carga em aparelhos de musculação em academias ao ar livre, em recintos fechados ou para centros de fisioterapia. Atualmente existem aparelhos de musculação no mercado que só possibilitam a variação escalonada de carga para se praticar exercícios de musculação e tem, nas suas estruturas, a utilização de cabos e, além disso, as placas ou anilhas de peso devem ser adicionadas ou ajustadas ao aparelho. Já os aparelhos de musculação ao ar livre, em boa parte, só possibilitam exercícios repetitivos sem variação e trava de carga, pois há dificuldade de se acrescentar ou retirar placas ou anilhas de peso, devido à facilidade de extravio desses componentes em áreas abertas, fatores que acarretam em um índice de utilização do aparelho aquém do previsto.

Vantagens: O aparelho proposto possibilita a execução de cinco exercícios diferentes em um mesmo equipamento, tendo como vantagem proporcionar a prática de vários exercícios com ajuste progressivo e contínuo da carga por meio de uma placa de peso montada em um sistema de variação e trava de carga já acoplado diretamente à sua estrutura sem utilização de cabos. Este sistema evita o fracionamento das quantidades de peso e possibilita a alteração gradativa progressiva da carga por livre escolha pelos usuários, que podem praticar exercícios revezando o uso do equipamento. Graças ao sistema de variação progressiva contínua da carga, cada usuário pode adequá-lo para o seu treinamento de força muscular. Nesse novo aparelho, o sistema de variação e trava de carga, possibilita o movimento da placa de peso na direção longitudinal, nos dois sentidos, para aumentar ou diminuir progressiva e continuamente a carga, possibilitando a realização de exercícios de esforço significativamente diferentes conforme o interesse de cada usuário.

Estágio de desenvolvimento: Validação da tecnologia em ambiente controlado (TRL 4)

Número do Processo no INPI: BR 20 2016 025172 4

Status do processo: Concedido

Titulares:  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas