conteúdo

Cápsula para Isolamento Médico de Pacientes com Doenças Respiratórias

O que é: Trata-se de uma cápsula para isolamento médico de pacientes com doenças respiratórias, onde se pode postergar ou evitar a evolução do quadro para intubação endotraqueal, e com isso reduzindo o tempo de internação. A referida cápsula vem colaborar com uma barreira a mais de proteção para a equipe de cuidados hospitalares e ajudar no processo de melhoria do paciente. 

Problema resolvido: A invenção é um sistema simples e altamente escalável para diminuir a necessidade de intubação precoce e permitir maior conforto aos pacientes, além disso diminuir os riscos de contaminação dos profissionais de saúde.  

Vantagens: Apresenta características de tratamento não invasivo, buscando assim suprir a necessidade de fornecimento de ar enquanto isola e protege os profissionais de saúde que o tratam. 

Estágio de desenvolvimento: Validação da tecnologia em ambiente controlado (TRL 4)

Número do Processo no INPI: BR 10 2022 003684 5

Status do processo: Em análise

Titulares:  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas

Inventores: Alexandre Bartoli Monteiro; Filipe Andrade La-Gatta; Renata Cristina Condé; Thiago da Silva Castro; Leandro Luiz Rezende de Oliveira; Karina Machado Silva; Monique Cota Maurício; Lucas Eduardo de Castro Marcato