conteúdo

Método e Dispositivo de Pesagem para Suínos de Alto Potencial Genético Híbridos Comerciais e da Raça Piau

O que é: Trata-se de uma fita que correlaciona as medidas corporais de suínos, como perímetro torácico, e variáveis como peso corporal e de pernil.

Problema resolvido:  A fita permite a predição de peso corporal de um suíno, que é um dos problemas enfrentados pelos suinocultores tem sido a determinação do peso dos animais, que permite definir a correta formulação de dietas, além do manejo do rebanho.

Vantagens: Dentre as vantagens da fita, pode-se destacar a predição de peso corporal de suínos de alto potencial genético, adotado pelas maiores granjas no Brasil e no mundo. Um segundo ponto é a predição de peso de um corte nobre no suíno, o pernil. Assim um produtor de suínos, funcionários de frigoríficos ou açougueiros poderão estimar o peso desse corte sem a necessidade de abater os suínos. Tal opção oferecida pelo presente produto é inédita e poderá contribuir para a tomada de decisão dos envolvidos na cadeia produtiva de suínos. Uma terceira característica inédita do objeto, é a disponibilidade de predição de peso para uma raça nacional e registrada na Associação Brasileira de Criadores de Suínos, chamada Piau.  O quarto diferencial refere-se a abrangência da fita proposta que vai desde 4,80kg até 122,0kg de peso corporal. As fitas encontradas no mercado tem apresentado amplitude menor, com início de peso corporal predito acima 45,0kg. O quinto apontamento é que nas fitas disponíveis atualmente não há nenhuma referência à raça ou linhagem dos suínos para a qual foram desenvolvidas, sendo apresentada de forma generalizada. Na fita proposta, há diferenciação clara entre suínos de alto potencial genético e de menor produtividade como Piau, com nítida diferença entre o desenvolvimento corporal entre os grupos genéticos.

Estágio de desenvolvimento:  A tecnologia está pronta para ir para o mercado (TRL 9) 

Número do processo no INPI: BR 20 2016 022771 8

Status do processo: Concedida

Titulares:  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas 

Inventores: Sérgio de Miranda Pena; Jemima Cássia de Oliveira; Marisa Senra Condé; Fabiola Grasiele de Oliveira Alexandre; Cristina Henrique Nogueira