Mini-Implante Ortodôntico com Cabeça Substituível

O que é: A invenção consiste em um modelo de utilidade de um mini implante ortodôntico que pode ter a porção da cabeça trocada por vários modelos, dispensando a remoção e reinstalação de um novo mini-implante quando outro tipo de cabeça  se fizer necessário.

Problema que soluciona: Usos variados na prática clínica, devido a versatilidade geométrica e de modelo de cabeça, com inserção única, o que pode ser decisivo numa retração, intrusão ou desinclinação, por exemplo, dispensando a remoção e reinstalação de um novo MIO.

Vantagens: A nova tecnologia do MIO apresenta dimensões bem menores se comparadas a um implante e é aplicado ao tratamento ortodôntico e não ao peri-implantite. Permite ainda trocar a porção da cabeça do MIO, sempre que necessário, dispensando a remoção e reinstalação de um novo.

Estágio de desenvolvimento: Validação da tecnologia em ambiente controlado (TRL 4)

Número do Processo no INPI: BR 20 2016 014 962 8

Status do processo: Concedido

Titulares:  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas; Universidade Federal de Juiz de Fora