conteúdo

Obtenção de Metabólitos Secundários e Extratos de Pisolithus Microcarpus com Atividade Anti-Fúngica

O que é: Trata-se da obtenção de metabólitos e extratos de P. microcarpus para o controle de fitopatógenos causadores de podridão e pertence ao setor técnico da agricultura. Este trabalho apresenta uma tecnologia que se mostrou eficiente para o controle in vitro e in vivo de fungos responsáveis por podridões na agricultura. Tem como principal objetivo auxiliar no controle de qualidade na produção agrícola, sendo facilmente adaptável para grandes escalas.

Problema resolvido: O Brasil destaca-se na produção vegetal, entretanto, entre o campo e o mercado consumidor ocorrem perdas significativas desses produtos. Grande parte dessas perdas é provocada pelas condições de transporte, armazenamento e principalmente pela ação de fitopatógenos. B. cinerea é um fungo fitopatogênico que ataca plantações em condições de campo e pós-colheita, causando o mofo cinzento, uma doença que afeta o rendimento e/ou qualidade de diversas culturas. A esporulação e a multiplicação deste fungo são influenciadas por fatores bióticos (plantas e frutos) e abióticos (clima), sendo o principal, a umidade. 

Vantagens: Utilização de metabólicos secundários e extratos produzidos a partir de fungo ectomitorrízico, do gênero Pisolithus, funcionando como uma tecnologia alternativa , de baixo custo , ao controle de fungos causadores de podridões.

Estágio de desenvolvimento: 

Número do Processo no INPI: BR 10 2019 028234 7

Status do processo: Em análise

Titulares:  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas

Inventores: André Narvaes da Rocha Campos; Maria Luz D’Alma Reis Olher