Processo de Obtenção e Uso de Probióticos em Saladas de Frutas Minimamente Processadas

O que é: Trata-se do desenvolvimento de tecnologia de processamento mínimo de frutas e saladas de frutas adicionadas de culturas láticas probióticas.

Problema resolvido: A utilização de micro-organismos probióticos em frutas tem por objetivo disponibilizar ao consumidor um produto sensorialmente aceitável no qual os microrganismos estão presentes na sua forma viável.

Vantagens: A presente invenção relata o processo de produção de salada de fruta probiótica, onde os micro-organismos probióticos não participam do processo de fermentação. A produção da salada de fruta não passa pela etapa de fermentação, assim, não altera o tempo de fabricação, o que permite maior controle do número de micro-organismos probióticos carregados pela salada.

Número do Processo no INPI: BR 10 2012 018923 2 A2

Status do processo: Indeferido

Titulares: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais; Universidade Federal de Viçosa

Inventores: Afonso Mota Ramos; Eliane Maurício Furtado Martins; Maurílio Lopes Martins