conteúdo

Sistema de Segurança para Proteção das Mãos do Operador da Serra Circular de Bancada

O que é: Trata-se de um sistema de segurança para serra circular de bancada no setor de carpintaria de obras ou afins. A tecnologia é um sistema de proteção das mãos do trabalhador nas operações de corte de madeira na serra circular de bancada. É utilizada quando a mão do trabalhador ultrapassa a distância de segurança do disco da serra circular. Desta forma o sensor de infravermelho atua ao reconhecer a mão do operador invadindo a zona de perigo da serra circular, e por meio de componentes elétricos e mecânicos, estes enviam sinais elétricos que proporcionam a frenagem do motor do disco da serra circular.

Problema resolvido:  A tecnologia é um sistema de proteção das mãos do trabalhador nas operações de corte de madeira na serra circular de bancada.  É utilizada quando a mão do trabalhador ultrapassa a distância de segurança do disco da serra circular. Desta forma o sensor de infravermelho atua ao reconhecer a mão do operador invadindo a zona de perigo da serra circular, e por meio de componentes elétricos e mecânicos, estes enviam sinais elétricos que proporcionam a frenagem do motor do disco da serra circular.

Vantagens: A principal vantagem deste sistema de segurança para as empresas é que torna o processo de corte de madeira mais seguro, além do baixo custo tanto para a sua fabricação quanto para a sua manutenção. A segunda vantagem é que a tecnologia evita o contato do dedo/mão do trabalhador com o disco da serra circular, para acionar a frenagem do motor da serra. Essa é uma  grande vantagem em relação a outros equipamentos similares onde é necessário o contato do dedo/mão do trabalhador com o disco da serra circular para iniciar a frenagem do motor e por essa razão não estão no mercado brasileiro, pois colocam em risco a integridade física do trabalhador e também não cumprem a legislação brasileira. Outra vantagem, é que a tecnologia tem potencial para aplicação em outros equipamentos com serra elétrica, entretanto precisa-se entender a necessidade do demandante para fazer um estudo sobre possíveis adaptações.

Estágio de desenvolvimento: Tecnologia pronta e validade em ambiente real (TRL 8)

Número do Processo no INPI: BR 10 2021 022844 0

Status do processo: Indeferido

Titulares:  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas

Inventores: Sérgio de Miranda Pena; Jemima Cássia de Oliveira; Marisa Senra Condé; Fabiola Grasiele de Oliveira Alexandre; Cristina Henrique Nogueira