conteúdo

Classificador de Anomalias nas Mamas a partir de Imagens Infravermelha

O que é? Trata-se de um software que realiza a detecção de anomalias nas mamas (notadamente câncer de mama) e utiliza técnicas de Aprendizado de Máquina para identificar imagens que contenham esses problemas em estágios iniciais, aumentando o prognóstico das doenças. Este software funciona associado a outro software, juntos eles classificam a subimagem em questão como anômala ou não anômala.

Problema resolvido: O sistema auxilia no diagnóstico do câncer de mama, este software analisa dezenas de imagens infravermelhas das mamas contendo câncer e outras que não contém câncer.

Vantagens: Este programa utiliza Inteligência Artificial e Deep Learning, sendo treinado previamente com imagens contendo anomalias ou não, recebendo como entrada uma imagem de uma paciente e informando ao término do processamento, se a mesma potencialmente tem anomalias ou não.O software analisa imagens infravermelhas das mamas e as classifica a partir das propriedades termais do tecido mamário, o que não é visível a olho nu.

Número do Processo no INPI: BR 51 2020 000880 1

Titulares: Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas 

Autores: Lucas Grassano Lattari/ Matheus de Freitas Oliveira Baffa