Observatório do Consumidor
Descrição: Trata-se de um programa que tem como objetivo formar empreendedores inovadores com capacidade de desenvolver soluções digitais aplicáveis à pesquisa e ao desenvolvimento sustentável do agronegócio do leite, com possibilidade de adoção pelos seus beneficiários.
Problema Resolvido: Desenvolver alternativas às pesquisas de mercado tradicionais, que muitas são caras, demoradas e, de pouca representatividade para um país de dimensões continentais como o Brasil.
Vantagens: Solução digital inovadora que aperfeiçoa a forma de fazer pesquisa de mercado, baseada em mineração de dados e web semântica, para análise de percepção e preferências dos consumidores, bem como tendências de consumo de leite e derivados, considerando inicialmente os queijos artesanais no Brasil.
Número do Processo no INPI: BR 51 2022 002576 0
Titulares: Embrapa-Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuaria; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais; Universidade Federal de Juiz de Fora
Inventores: Emerson Augusto Priamo Moraes; Fábio Homero Diniz; José Maria Nazar David; Kennya Beatriz Siqueira; Maria de Fátima Ávila Pires; Nívea Maria Vicentini; Priscila Vanessa Zabala Capriles Goliatt; Regina Maria Maciel Braga Villela; Wagner Antonio Arbex