conteúdo

Segmentador de Imagens Infravermelhas das mamas

O que é? Trata-se de um software que realiza a segmentação de imagens  infravermelhas das mamas a partir das propriedades termais do tecido mamário, assim removendo as regiões da imagem que não pertencem à região do seio. Este software funciona associado a outro software, juntos eles classificam a subimagem em questão como anômala ou não anômala.

Problema resolvido: O sistema auxilia no diagnóstico do câncer de mama, este software realiza a segmentação de imagens infravermelhas das mamas a partir das propriedades termais do tecido mamário, o que auxilia e facilita o diagnóstico médico ao câncer de mama 

Vantagens: O software possibilita o auxílio no diagnóstico médico por meio da segmentação de imagens infravermelhas das mamas. Esse método se mostrou eficaz com aproximadamente 96% de acurácia e 98% de sensibilidade. Além disso, as imagens infravermelhas tem a vantagem de serem menos invasivas, serem mais baratos (só dependeria da câmera e do software) e já ser descrito na literatura que as imagens infravermelhas possuem vantagens na situação em que as pacientes possuem mamas com muitas glândulas e menos gordura.

Número do Processo no INPI: BR 51 2020 000881 0

Titulares:  Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas 

Autores: Deivison Junior Martins Cheloni/ Lucas Grassano Lattari/ Matheus de Freitas Oliveira Baffa