conteúdo

Apresentação e palestrantes

A nona edição do Seminário de Integração do Setor Ferroviário reúne empresas e instituições de ensino para um debate sobre o presente e o futuro do segmento no país. O já tradicional evento idealizado pelo Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG, realizado pela primeira vez em Santos Dumont (MG) em 2011, também já visitou as cidades de Cariacica (ES), Joinville (SC) e Juiz de Fora (MG), com dezenas de palestras, mesas-redondas e apresentações de trabalhos.

De 3 a 20 de novembro, faça sua inscrição aqui

Ao longo de quase uma década de seminário, instituições como o Campus Cariacica do Instituto Federal do Espírito Santo e o Centro Tecnológico de Joinville da Universidade Federal de Santa Catarina também participaram ativamente da organização de algumas das edições do Sisfer. Em 2020, ano que nos impôs circunstâncias desafiadoras, o espaço para compartilhar o conhecimento envolvendo a Ferrovia migra para a internet.

Comissão organizadora: professores Marcus Vinícius de Paiva (presidente), Fernando Paulo Caneschi, Luciano Biazutti, Pablo Carlos de Siqueira Furtado, Philipe Augusto de Paula Pacheco, Carlos Artur Alevato Leal e Sandro Baldo.

 

 

Confira abaixo informações sobre alguns dos palestrantes já confirmados (compartilhadas por eles com a comissão organizadora do IX Sisfer).

Veja aqui a programação do evento

 

Palestrantes

Ângela França Pedrinho. Experiência de 45 anos atuando na área, com especialização em Transporte e Mobilidade Urbana, ocupando nos últimos 6 anos cargos de liderança, nas empresas Companhia do Metropolitano do Rio de Janeiro – metrô e Companhia de Transportes sobre Trilhos do Estado do Rio de Janeiro – Riotrilhos. Vice Presidente e Secretaria Executiva da Comissão Técnica de Transportes e Logística do Clube de Engenharia por dois mandatos. Formação em Engenharia Elétrica pela UCP. Foi presidente do CB-06/ABNT por 6 anos. Foco em Normalização Técnica, sendo superintendente do Comitê Brasileiro Metroferroviário CB-06 da ABNT. Participou do estudo de modernização da mobilidade urbana para 3 cidades brasileiras com a tecnologia Maglev. Escritora dos livros Metrô – os trilhos que mudaram o Rio, Metrô 40 anos de história da gestão pública à iniciativa privada e do Glossário Metroferroviário. Homenageada como personalidade ferroviária pelo SESEF e FNTF e moção congratulatória na cidade de Petrópolis por contribuir para a valorização da cultura local. Membro da Academia Ferroviária de Letras – AFL e da Academia dos Diplomados da Academia Brasileira de Letras- ADABL com textos publicados nas antologias dos 55 anos da ADABL e da AFL. 

Antonio PastoriAntonio Pastori. Pós-Graduado em Engenharia Ferroviária, Universidade Estácio de Sá/RJ, Mestre em Economia, Universidade Candido Mendes, Graduado em Administrador de Empresas e Ciências Contábeis pela UCP-Universidade Católica de Petrópolis; Trabalhou na SETRANS-Secretaria de Estado de Transportes do Rio de Janeiro; Aposentado do BNDES, onde trabalhou durante 25 anos como Analista de Projetos, sendo 7 (sete) anos no Departamento de Logística e Transportes; Foi Conselheiro representante do BNDES nas Empresas Concessionárias de Transporte Ferroviário FERRONORTE, FERROBAN e NOVOESTE, que hoje estão sob o controle da ALL/RUMO Logística; Membro do Conselho Estadual de Turismo do ERJ, representando a ABOTTC- Associação Brasileira das Operadoras de Trens Turísticos e Culturais; Assessor da Diretoria da AENFER-Associação de Engenheiros Ferroviários, sendo condecorado em 2015 com a Medalha Eng. Paulo de Frontin; Foi professor da matéria Elaboração e Análise de Projetos na UCP- Universidade Católica de Petrópolis, durante 20 anos; Coordenador do Grupo Fluminense de Preservação Ferroviária-GFPF e Presidente do Conselho Fiscal da Associação Fluminense de Preservação Ferroviária-AFPF.

Rondinelli JuvencioRondinelli dos Santos. Engenheiro eletricista formado pelo Universidade Santa Úrsula, RJ (2007), pós graduado em Engenharia Ferroviária pelo CEFETES (2008), Especialização em Engenharia de Manutenção pela UFOP (2011), MBA em Gestão estratégica de pessoas na FUCAP Business School (2015) e mestrando em Eng. de Desenvolvimento Sustentável (UFES). Desde 2008 trabalhando com formação de mão de obra para ferrovias da Vale, onde atuou em programas de formação nacionais e internacionais (Moçambique, Malawi, Malásia, Colômbia e Argentina) e atualmente trabalhando como supervisor de capacitação técnica na VLI.

Marcus QuintellaMarcus Quintella. Doutor em Ciências em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ). Mestre em Ciências em Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia (IME). Pós-graduado em Administração Financeira pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Professor e Coordenador Acadêmico dos cursos de MBA da FGV, desde 1997. Professor palestrante dos cursos de Altos Estudos de Política e Estratégia e Logística e Mobilização Nacional, da Escola Superior de Guerra (ESG). Ex-professor do Mestrado em Transportes do IME. Atualmente, é Diretor do FGV TRANSPORTES - Centro de Estudos em Transportes, Logística e Mobilidade Urbana. Anteriormente, ocupou as posições de Diretor de Engenharia de Transportes da Odebrecht TransPort S.A. e de Diretor Técnico da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Coautor dos livros “Finanças Corporativas” e “Análise de Projetos de Investimento”, editados pela FGV. Autor do livro “Empreendedorismo e Gestão de Negócios”, editado pela Synergia. Autor de vários artigos em revistas e jornais nacionais e internacionais.

Flávio de Resende SouzaFlávio de Resende Souza. Engenheiro de Produção formado pela Universidade de Itaúna, especialista em Engenharia Ferroviária pela PUC-MG e MBA em Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral. Atua no setor logístico ferroviário há 12 anos por onde trabalhou nas áreas de Manutenção Ferroviária, Engenharia de Confiabilidade e Planejamento. Atualmente é Supervisor de Planejamento e Produtividade na VLI logística, responsável pela equipe de análise de performance da ferrovia, dos portos e terminais da empresa além de projetos 6 Sigma estratégicos.

Shiguemi Uehara Junior. Graduado em Tecnologia de Processo Gerenciais pela UNINTER ( Centro Universitário Internacional),  Técnico em Mecânica pelo ICT ( Instituto de Cultura Técnica). Atuo como Inspetor de Manutenção de Materiais Rodantes Pleno na MRS e trabalho na Oficina de Manutenção de Vagões de Barra do Piraí - RJ, Instrutor de END's na área de Treinamentos e Desenvolvimentos - Academia MRS,  Auditor Interno no Projeto Certificação MRS, Especialista em END's Metroferroviários e Disseminador no Programa Instituição de Ensino ABENDI (Associação Brasileira de Ensaios Não Destrutivos e Inspeção). Trabalho no setor de END's Metroferroviários com Ultrassom, Líquidos Penetrantes e Partículas Magnéticas em Eixos e Rodas, Componentes de Vagões, Locomotivas e Equipamentos de Vias Permanentes há 10 anos e no Setor Industrial com Ultrassom, Líquidos Penetrantes e Partículas Magnéticas há 8 anos. Qualificado em Ultrassom Níveis 02 e 03 em Materiais Rodantes pela ABENDI e Nível 02 em Ultrassom, Líquidos Penetrantes, Partículas Magnéticas e Inspeção Visual em Solda pelo método ASNT SNT-TC-1A. Possui treinamentos de nível 03 em Ultrassom, Líquidos Penetrantes e Partículas Magnéticas pela ABENDI. Participo nos Comitês ONS 58 e CB 06 ABNT de Normalização e Certificação em END Metroferroviários ABENDI desde 2012.

WilerWiler Reginaldo Luz. Graduado em Logística pela Universidade FATEC, Especialização em Engenharia de Produção pela Universidade FATEC. Experiência Profissional de 35 anos de Ferrovia, trabalhando na RFFSA e MRS Logística, com  uma sólida experiência em Projetos de estruturação e melhorias tecnológicas, a maioria deles dedicados a estudos para prover soluções e pareceres técnicos utilizando o conhecimento de Operação ferroviária principalmente para área do CCO ( Centro de Controle Operacional). É referência no ramo ferroviário, quanto ao conhecimento Técnico e Tecnológico, com grande motivação para pesquisa de soluções de problemas e construção de novas metodologias. Excelência em instrução e competência aplicados em projetos e simulações das Operações ferroviárias, atrelada a uma dinâmica de grupo envolvendo públicos externos e internos das áreas técnicas e operacionais, Engenharia e Projetos Especiais. Vasta atuação como docente no Instituto Militar de Engenharia, Faculdade Estácio de Sá, IPOG, Faculdade de Três Rios, SENAI – RJ, SENAI – MG, UFJF e UFSJ.

Marcus de PaivaMarcus Vinícius de Paiva. Engenheiro Eletricista formado pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Formou-se em Engenharia de Segurança do Trabalho pela Universidade Federal de Juiz de Fora. Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de São João del Rei. Professor efetivo do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais em exercício no campus Santos Dumont. Atua no curso Técnico em Manutenção de Sistemas Metroferroviários, no qual é coordenador, e na graduação em Engenharia Ferroviária e Metroviária do campus Santos Dumont.

Ronilson Vieira. Formação técnica em Mecânica e Graduação em Administração Geral e Recursos Humanos. Iniciou sua carreira em ferrovia na RFFSA (Rede Ferroviária Federal-1989), migrando para a VALE em 1995 exercendo as funções de OOF, maquinista especializado, inspetor geral de tração, supervisor de operações ferroviárias e atualmente atuando na função de Analista Operacional Pleno na Gerência de Performance e Conhecimento. Atuação em projetos nas ferrovias VLI, MRS e CLN/CDN( Moçambique) 2012 e 2016.

registrado em: Santos Dumont, Evento