Apresentação

O Seminário de Integração do Setor Ferroviário (Sisfer) chega em 2023 à sua 10ª edição. Ela será realizada de 20 a 24 de novembro, no Campus Santos Dumont do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG). Um dos dias do evento será dedicado ao II Seminário do Núcleo de Desenvolvimento Tecnológico Ferroviário (NDF) de Minas Gerais. O NDF/MG, que tem o IF Sudeste MG como uma de suas instituições fundadoras, busca fomentar a pesquisa científica voltada ao desenvolvimento tecnológico ferroviário.

Outra novidade do X Sisfer será o Estação Lab, uma atividade com diversos grupos de estudantes buscando soluções inovadoras para questões do setor ferroviário (mais informações em breve). O evento também contará com palestras, mesas-redondas e oficinas protagonizados por representantes de instituições de ensino e empresas do segmento, compartilhando conhecimento e experiências a partir de diferentes perspectivas sobre a ferrovia.

O tema desta edição será Ferrovia além dos trilhos, mostrando que o setor ferroviário é muito mais do que a via permanente e os veículos ferroviários. Em breve serão divulgadas mais informações sobre o evento, como orientações para participantes e a programação.

História

Com a proposta de intercâmbio de conhecimento entre instituições que atuam em ensino, pesquisa, inovação e extensão na área, o Seminário de Integração do Setor Ferroviário foi criado em 2011. Os dois primeiros eventos foram sediados e organizados pelo Campus Santos Dumont do IF Sudeste MG, idealizador do Sisfer. Desde então, além dos retornos à Terra do Pai da Aviação  foram realizadas edições em Cariacica (ES), Juiz de Fora (MG) e Joinville (SC). Em 2020, por conta da pandemia da Covid-19, o seminário aconteceu remotamente, com conteúdos disponibilizados aos participantes por meio do YouTube.

registrado em: Santos Dumont, Evento