conteúdo

A elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional é um processo complexo e sistemático que requer o envolvimento dos diversos setores do Instituto. Para isso, foram criadas as comissões especializadas, compostas por servidores e servidoras do IF Sudeste MG, que desenvolverão os elementos que irão compor o PDI. 

A Comissão Central é a responsável por elaborar a metodologia de construção do PDI; definir as Comissões Temáticas e as Comissões de Apoio e também orientar, apreciar e deliberar sobre os seus trabalhos; conduzir e divulgar os processos de Consultas e Audiências Públicas; organizar a versão preliminar do PDI 2020-2024 a partir dos produtos desenvolvidos pelas comissões específicas e após as deliberações, preparar a minuta final do documento e assegurar sua tramitação nas instâncias deliberativas do IF Sudeste MG. Esta Comissão irá conduzir o processo de elaboração do PDI como um todo, orientando todas as comissões e os colaboradores envolvidos.

As Comissões Temáticas serão responsáveis por articular as discussões respectivas ao seus temas, produzir e propor conteúdos para elaboração das minutas parciais do PDI, consultar a comunidade sobre os conteúdos elaborados e sistematizar suas proposições. Ao todo, foram constituídas sete comissões temáticas de acordo com a Lei nºxxxx, que envolveram gestores, docentes e técnicos-administrativos de todas as unidades do IF Sudeste MG.

As Comissões de Apoio são subdivididas em duas categorias: 

- Apoio Técnico: responsáveis por auxiliar as Comissões Temáticas com levantamento de dados necessários, formatação dos textos e revisão dos documentos;

- Apoio Logístico: responsáveis por divulgar o processo de construção do PDI em suas diversas etapas e viabilizar as atividades e eventos relacionadas ao PDI.

Confira abaixo o organograma do relacionamento das comissões:

Layout Comissões

- Elaborar a Metodologia de construção do PDI;

- Definir e solicitar ao Gabinete do Reitor as designações das comissões específicas, de planejamento estratégico e de apoio ao processo de elaboração do PDI, bem como orientar seus trabalhos;

- Elaborar a Estratégia de Marketing do PDI;

- Apreciar e deliberar sobre produtos elaborados pelas comissões específicas;

- Organizar, a partir dos produtos elaborados pelas comissões específicas, a versão preliminar do PDI-2020/2024;

- Conduzir os processos de audiência e consulta públicas acerca da versão preliminar e;

- Preparar a minuta final e assegurar sua tramitação nos órgãos competentes, conforme disposições regimentais.