conteúdo

Projetos de pesquisa temáticos

Projetos de pesquisa

a) Desenvolvimento e Tecnologia de Produtos de Origem Animal: vinculado à linha de pesquisa Processamento de Alimentos e Inovação Tecnológica.

O presente projeto desenvolve pesquisas com o propósito de avaliar a composição química dos alimentos, suas alterações químicas, bioquímicas, enzimáticas e sensoriais, bem como desenvolver pesquisas relacionadas à tecnologia de produtos de origem animal que atendam às diversas demandas dos setores lácteos, cárneos, de ovos e mel, focando a inovação tecnológica, com atuação na produção, processamento e na competitividade do setor. Este projeto também integra os conhecimentos da composição, tecnologia e processamento com as inovações em embalagens para alimentos.

 

b) Desenvolvimento e Tecnologia de Produtos de Origem Vegetal: vinculado à linha de pesquisa Processamento de Alimentos e Inovação Tecnológica.

Neste projeto são desenvolvidas atividades de pesquisa que possibilitem aprimorar e inovar os conhecimentos em tecnologia de produtos de origem vegetal. Desse modo, busca-se o desenvolvimento de processos e de produtos, como sucos, bebidas, doces, frutas e hortaliças minimamente processados, produtos à base de soja, dentre outros, que apresentem melhor qualidade sensorial, além de valores nutricionais e funcionais diferenciados, incluindo a adição de microrganismos probióticos nestes alimentos. Outro foco de pesquisa visa a minimização de perdas e desperdícios, agregando valor aos subprodutos do processamento de vegetais. Além disso, pretende-se que o estudante aprimore a capacidade inovadora, por meio da pesquisa aplicada, contribuindo para o desenvolvimento e consolidação das empresas ao retornarem ou ingressarem no mercado de trabalho.

 

c) Segurança no Processamento de Alimentos: vinculado à linha de pesquisa Segurança de Alimentos.

Neste projeto busca-se desenvolver pesquisas de avaliação e controle da qualidade de alimentos e matérias-primas, tais como análise de agentes físicos, químicos e biológicos, que possam oferecer riscos à saúde. Este projeto também integra os conhecimentos sobre controle de qualidade de produtos alimentícios e matérias-primas com a gestão da qualidade enfatizando as Boas Práticas de Fabricação (BPF), os princípios do sistema APPCC e as normas certificadoras dos sistemas de gestão da qualidade. Dentro deste escopo os perigos físicos, químicos e biológicos associados à produção estão incluídos.

 

d) Microbiologia de Alimentos: vinculado à linha de pesquisa Segurança de Alimentos.

Neste projeto busca-se desenvolver pesquisas relacionadas à Microbiologia de Alimentos, voltadas para a preservação dos alimentos pelo emprego de microrganismos ou seus produtos como enzimas, bacteriocinas e demais substâncias antimicrobianas; para a detecção de patógenos associados às intoxicações e infecções alimentares e, por fim, para a implantação de métodos de prevenção e controle da transmissão de doenças associadas a alimentos, bem como de microrganismos deterioradores.