Você está aqui: Página Inicial > Institucional > O Campus
conteúdo

CAMPUS SANTOS DUMONT

O Campus Santos Dumont do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais atende às necessidades geradas pela evolução do mercado e dos investimentos aplicados nos setores de Indústria, Transportes, Educação e Hospitalidade. Em sintonia com vocação e história do município de Santos Dumont, atualmente oferece sete cursos técnicos, nas seguintes áreas: Automação Industrial, Administração, Manutenção de Sistemas Metroferroviários, Transporte de Cargas, Eletrotécnica, Mecânica e Guia de Turismo. Em 2018, o IF trouxe a Santos Dumont seus dois primeiros cursos superiores públicos e gratuitos: a Licenciatura em Matemática e a Engenharia Ferroviária e Metroviária. Para o ano seguinte, foi também autorizada a criação da pós-graduação lato sensu em Práticas Pedagógicas na Educação Contemporânea.

Ainda na condição de Campus Avançado, a instituição foi criada em 25 de fevereiro de 2010 pela resolução 002 do Conselho Superior do IF Sudeste MG. Antes da estruturação dos cursos e do início das atividades, houve uma ampla discussão, conduzida a partir de setembro de 2009 por uma comissão da qual fizeram parte: a Secretaria-Geral da Presidência da República, o Ministério da Educação, o Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais, a Prefeitura Municipal de Santos Dumont, o Centro Municipal de Educação Profissional de Santos Dumont (CEMEP), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), o Departamento Nacional de Estrutura de Transportes (DNIT), a Secretaria de Patrimônio da União (SPU), a Inventariança da extinta Rede Ferroviária Federal e o Instituto de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Em 24 de abril de 2013, o IF Sudeste MG oficializou a mudança do status de sua unidade em Santos Dumont. Ela deixava o título de campus avançado para ser, definitivamente, um dos campi do Instituto. Desde 2015, o IF oferta na cidade cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. Atualmente, os estudantes podem associar a educação básica a uma formação profissional de qualidade nas áreas de Eletrotécnica e Mecânica.

60005247_1553741364758908_6754374618909245440_n.jpg

Duas grandes obras nos últimos anos permitiram não apenas a expansão física do Campus Santos Dumont, mas também a de serviços prestados à população. Mais salas de aulas, ambientes administrativos, equipamentos e laboratórios viabilizaram a criação em 2018 dos dois cursos superiores – a Licenciatura em Matemática, que atende a uma importante demanda por uma formação mais ampla de educadores matemáticos, e a Engenharia Ferroviária e Metroviária, a segunda do país (a outra graduação é ofertada pelo Centro Tecnológico de Joinville da Universidade Federal de Santa Catarina).

Com ações consolidadas também em Pesquisa e Extensão, o Campus Santos Dumont sediará em 2019 o mais importante evento do IF Sudeste MG: o Simpósio de Ensino, Pesquisa e Extensão (Simepe).

 

Localização

Sobre o Diretor-Geral

Diretor Geral - fotoO engenheiro eletricista André Diniz de Oliveira é doutor pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e, desde 2006, professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico. De 2007 a 2010, foi chefe do Departamento de Eletricidade do antigo Colégio Técnico Universitário (CTU), atual Campus Juiz de Fora do IF Sudeste MG. Elaborou o projeto de criação e estruturação do Campus Santos Dumont, onde é diretor-geral desde 2010.

É pesquisador na área de Processamento de Sinais aplicados a Sistemas de Energia, atuando principalmente no tema de Estimação Fasorial. Tem experiência na área de Instrumentação e Automação Eletrônica de Processos Elétricos e Industriais, atuando principalmente nos seguintes temas: eletrônica digital, microcontroladores, automação industrial e sinalização ferroviária. Desenvolve conceitos e técnicas pedagógicas para o ensino de circuitos elétricos e eletromagnetismo.