Você está aqui: Página Inicial > Acesso à Informação > Perguntas frequentes
conteúdo

Perguntas Frequentes

O que é o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais?

De acordo com a Lei que institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, o IF Sudeste MG é uma instituição de educação superior, básica e profissional, pluricurricular e multicampi, especializada na oferta de educação profissional e tecnológica nas diferentes modalidades de ensino, com base na conjugação de conhecimentos técnicos e tecnológicos com as suas práticas pedagógicas.

Criado em 2009, o IF Sudeste é fruto desse programa de expansão da Rede Federal, que integrou, em uma única instituição, os antigos Centro Federal de Educação Tecnológica de Rio Pomba (Cefet-RP), a Escola Agrotécnica Federal de Barbacena e o Colégio Técnico Universitário (CTU) da UFJF. Posteriormente, foram criados os campi de Muriaé, Santos Dumont e São João del-Rei.

Quais unidades compõem o Instituto?

A instituição é composta por seis campi, localizados nas cidades de Barbacena, Juiz de Fora, Muriaé, Rio Pomba, Santos Dumont e São João del-Rei. O município de Juiz de Fora abriga, ainda, a Reitoria do IF Sudeste MG.

Qual é a estrutura organizacional do IF Sudeste MG?

A organização geral do Instituto Federal compreende os Órgãos Colegiados (Conselho Superior, Colégio de Dirigentes e Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão); a Reitoria, que abrange o Gabinete, as Pró-reitorias (Ensino, Extensão, Pesquisa e Inovação, Administração, e Desenvolvimento Institucional), as Diretorias Sistêmicas, a Auditoria Interna e a Procuradoria Federal; e os campi.

Quais os cursos oferecidos?

Os institutos federais têm por objetivo desenvolver e ofertar a educação técnica e profissional em todos os seus níveis de modalidade e, com isso, formar e qualificar cidadãos para atuar nos diversos setores da economia, com ênfase no desenvolvimento socioeconômico local, regional e nacional. Os cursos oferecidos em cada campus, portanto, foram criados a partir dessa visão, cuja lista completa pode ser conferida na página inicial da Reitoria (guia “Cursos” www.ifsudestemg.edu.br) ou no site da Comissão de Processos Seletivos (Copese), www.selecao.ifsudestemg.edu.br, na aba “Campi/cursos”.

Quando acontecem os processos seletivos para ingresso em cursos técnicos, superiores e EAD?

Os processos seletivos são realizados nos últimos meses de cada ano, cujo ingresso ocorre, normalmente, no início do período letivo do ano seguinte. Conforme deliberação do Colégio de Dirigentes, também poderá ocorrer seleção para abertura de turmas no segundo semestre do ano.