Você está aqui: Página Inicial > Institucional > Gestão de Pessoas > Quadro Funcional > Quadro de Referência TAE
conteúdo

Quadro de Referência TAE

O Decreto nº 7.311, de 22 de setembro de 2010 dispõe sobre os quantitativos de lotação dos cargos do níveis de classificação “C”, “D” e “E” integrantes do Plano de Carreira dos Cargos Técnico-Administrativos em Educação, de que trata a Lei nº 11.091, de 12 de janeiro de 2005, nos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia vinculados ao Ministério da Educação.

Importante destacar que o Decreto não considera os cargos extintos ou em extinção, assim como os cargos de nível de classificação “A” e “B”.

Assim, observados os quantitativos estabelecidos, as IFES podem realizar, mediante deliberação de suas instâncias competentes, na forma dos respectivos estatutos, independente de prévia autorização do MP e do MEC, concursos públicos para o provimento dos cargos vagos.

Trata-se, portanto, do primeiro Quadro de Referência dos Servidores Técnico-Administrativos (QRSTAE) estabelecido no ordenamento jurídico, constituindo importante instrumento de gestão de pessoal, pois concedeu às IFES a autonomia para gerenciar as suas vagas.

Com base nas atribuições conferidas pelo art. 5º, do Decreto nº 7.311, de 22 de setembro de 2010, o MP e o MEC têm constantemente atualizado os quantitativos de cargos efetivos do Quadro de Lotação dos cargos de Técnico-Administrativo em Educação. Assim, ao longo dos anos, foram expedidas sucessivas portarias atualizando o quadro após o advento do Decreto: (i) Portaria Interministerial nº 56/2011, Portaria Interministerial nº 25/2013, Portaria Interministerial nº 346/2013 e a Portaria Interministerial nº 161, de 21 de maio de 2014.

Até a data de 03 de abril de 2018, o IF Sudeste MG possuía o quadro de acordo com o estabelecido na Portaria Interministerial nº 161/2014.

A partir de 04 de abril de 2018, com a publicação da Portaria Interministerial nº 61, de 29 de março de 2018 – DOU de 04/04/18, o Quadro de Referência dos Servidores Técnico-Administrativos foi atualizado para os seguintes quantitativos:

NÍVELCDETotal
QUANTITATIVO 108 296 221 625

Internamente, a distribuição das vagas livres e cargos entre os diversos campi e a Reitoria atende aos encaminhamentos formulados pelo Colégio de Dirigentes, com vista ao cumprimento e implementação do modelo de dimensionamento proposto pela Portaria nº 246, de 15 de abril de 2016 - *republicada no DOU de 11/05/2016. Tal modelo de dimensionamento observa o porte de cada unidade, classificando-as em tipologias, além de considerar a fase em que se encontram: (i) pré-existente a expansão ou posterior à (ii) expansão.

Nesta página você pode conferir o painel com as informações sobre a ocupação e o saldo do Quadro de Referência dos Servidores Técnico-Administrativos do IF Sudeste MG.

Trata-se de painel que aprimora o formato de disponibilização, cuja primeira experiência na história institucional ocorreu em abril de 2018, com a abertura das informações em tabela pela área de gestão de pessoas.

Caso fique com alguma dúvida, tenha críticas ou sugestões, por favor entre em contato com Diretoria-Adjunta de Gestão de Pessoas no seguinte endereço eletrônico: diagepes@ifsudestemg.edu.br

Para melhor experiência de visualização do painel, utilize o modo de tela cheia, no canto inferior direito. O painel é totalmente interativo e, por isso, a seleção de qualquer de seus componentes efetuará o cruzamento automático dos dados.

 INFORMAÇÕES SOBRE REDISTRIBUIÇÃO