Você está aqui: Página Inicial > Institucional > O Campus
conteúdo

CAMPUS BARBACENA

A Escola foi criada, pelo Doutor Diaulas Abreu, em 1910 pelo decreto nº 8.358 de 9 de novembro, assinado pelo então presidente Nilo Peçanha, como Aprendizado Agrícola de Barbacena subordinado ao Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio. Constituiu o 1º passo para a instalação do ensino agrícola no país.  Suas atividades foram iniciadas em 14 de junho de 1913, no governo do Marechal Hermes da Fonseca.

Ao longo dos anos, teve seu nome e subordinação muitas vezes modificada. Hoje, encontra-se vinculada à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – SETEC – do Ministério da Educação.

Em imponente estilo normando, a instituição possui uma área de aproximadamente 479 ha e uma grande diversidade de cursos, acompanhando as mudanças de cenários e sempre buscando atender as demandas da comunidade local e regional.

Atualmente, como Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Sudeste de Minas Gerais – Câmpus Barbacena, oferece cursos técnicos, tecnológicos, licenciaturas, bacharelados, engenharias, Proeja  e ensino à distância.

O Câmpus Barbacena desenvolve, por meio dos professores, alunos e servidores diversos projetos de pesquisa e extensão que atendem a comunidade interna e externa de Barbacena. Além disso, os estudantes podem participar de atividades esportivas e culturais.

O profissional, que o Câmpus Barbacena forma, tem conhecimentos científico, ético, crítico e empreendedor, a fim de contribuir para o desenvolvimento sustentável em uma sociedade mais justa e solidária.


Galeria de Fotos


 

Localização

Sobre o Diretor Geral

Diretor Geral: Marcelo José Milagres de Almeida

Formação Acadêmica: Técnico em Agropecuária pela Escola Agrotécnica Federal de Barbacena – MG (1986), Zootecnista (1992), Mestre (1994) e Doutor (2006) em Zootecnia pela Universidade Federal de Lavras – MG; Professor Titular de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Campus Barbacena – IF Sudeste MG, com ingresso na atividade docente em 1995.

Experiências: Além da docência no curso Técnico em Agropecuária e Agronomia, participou e participa de diversas atividades acadêmicas (Núcleo Docente Estruturante do curso Superior de Agronomia; bancas de avaliação de RSC e progressão à classe de Professor Titular; Avaliador de projetos para a FECIB, PIBIC e Semana Nacional de Ciência e Tecnologia; Coordenação do Curso Técnico em Agropecuária a Distância).

Experiência em Gestão: Pró–reitor de Desenvolvimento Institucional do IF Sudeste MG (2009-2013), com participação ativa no Conselho Superior, Colégio de Dirigentes e Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, colaborando no início do processo de construção do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais.

Portaria de posse