Você está aqui: Página Inicial > Institucional > O Campus
conteúdo

CAMPUS BARBACENA

A Escola foi criada, pelo Doutor Diaulas Abreu, em 1910 pelo decreto nº 8.358 de 9 de novembro, assinado pelo então presidente Nilo Peçanha, como Aprendizado Agrícola de Barbacena subordinado ao Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio. Constituiu o 1º passo para a instalação do ensino agrícola no país.  Suas atividades foram iniciadas em 14 de junho de 1913, no governo do Marechal Hermes da Fonseca.

Ao longo dos anos, teve seu nome e subordinação muitas vezes modificada. Hoje, encontra-se vinculada à Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica – SETEC – do Ministério da Educação.

Em imponente estilo normando, a instituição possui uma área de aproximadamente 479 ha e uma grande diversidade de cursos, acompanhando as mudanças de cenários e sempre buscando atender as demandas da comunidade local e regional.

Atualmente, como Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Sudeste de Minas Gerais – Câmpus Barbacena, oferece cursos técnicos, tecnológicos, licenciaturas, bacharelados, engenharias, Proeja  e ensino à distância.

O Câmpus Barbacena desenvolve, por meio dos professores, alunos e servidores diversos projetos de pesquisa e extensão que atendem a comunidade interna e externa de Barbacena. Além disso, os estudantes podem participar de atividades esportivas e culturais.

O profissional, que o Câmpus Barbacena forma, tem conhecimentos científico, ético, crítico e empreendedor, a fim de contribuir para o desenvolvimento sustentável em uma sociedade mais justa e solidária.


Galeria de Fotos


 

Localização

Sobre o Diretor Geral

Diretora-geral: Professora Alcimara Auxiliadora Andrade de Paula

Possui Graduação em Letras pela Universidade Presidente Antônio Carlos, Especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa pelas Faculdades Claretianas e Mestre em Administração pela Universidade Federal Fluminense. Chefiou o Gabinete, Coordenou o Ensino e Chefiou o Departamento Acadêmico do Instituto Federal de Alagoas - Campus Piranhas.

Coordenou a Seção de Cultura e Artes e os Cursos Técnicos Integrados no Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais - Campus Barbacena. Foi chefe do Departamento II no Campus Barbacena, Coordenadora da Subcomissão Permanente de Pessoal Docente - SPPD, Campus Barbacena e Presidente da Comissão Permanente de Pessoal Docente - CPPD no IF Sudeste MG. Tem experiência na área da educação e no ensino de línguas e literatura.