Você está aqui: Página Inicial > Institucional > Pesquisa > Pós-Graduação > Especialização em Práticas Pedagógicas na Educação Contemporânea
conteúdo

Especialização em Práticas Pedagógicas na Educação Contemporânea

A Especialização em Práticas Pedagógicas na Educação Contemporânea é a primeira pós-graduação oferecida pelo Campus Santos Dumont. Com carga horária de 360 horas e totalmente presencial, o curso se destina a graduados das mais diversas áreas de formação que tenham o interesse de discutir sobre as especificidades da educação na contemporaneidade, focando em práticas compatíveis com as novas demandas sociais.

O curso conta com uma equipe docente diversificada, com o intuito de propor o diálogo entre áreas diferentes. Disciplinas como Legislação Educacional; Educação, Ciência e Sociedade; Educação Inclusiva, Educação não-formal em espaços não escolares, Interdisciplinaridade, Dimensão Social da Educação, Tecnologias aplicadas à educação,
Avaliação, Letramentos, entre outras, compõem a grade curricular.

O processo seletivo é composto por duas etapas: a redação (presencial) de uma carta de intenção, dentro da qual deverão constar parte da trajetória acadêmica do candidato e a apresentação de uma sugestão provisória de pesquisa a ser desenvolvida no curso. A segunda etapa é uma análise de títulos, de acordo com a planilha de pontuação disponibilizada no edital.

As aulas acontecem sempre nas noites de sexta-feira (de 18:00 às 22:00) e nos sábados (de 08:00 às 17:00).

A entrada acontece sempre no segundo semestre letivo e a seleção abre 30 vagas. As aulas acontecem nas dependências do campus Santos Dumont do IF Sudeste MG.

Coordenador: Prof. Dr. Márcio de Paiva Delgado

>> Dúvidas podem ser encaminhadas para o email: pos.praticaspedagogicassd@ifsudestemg.edu.br.

Projetos e Ações específicas da Pós-Graduação

>> Observatório da integração educação, ciência e trabalho
"Práxis em tempos viróticos e praxes em tempos caóticos: contribuições da contemporaneidade a partir da educação profissional no Campus Santos Dumont". Trata-se de um Projeto de Extensão vinculado a Especialização em Práticas Pedagógicas na Educação Contemporânea.