Você está aqui: Página Inicial > Institucional > Ensino > Apoio ao Discente > Assistência Estudantil
conteúdo

Assistência Estudantil

A Coordenação de Assistência Estudantil – CAE , é um espaço de acolhimento, escuta e orientação. Possui uma equipe multidisciplinar que oferece apoio e acompanhamento ao estudante através de ações que colaborem para o seu desenvolvimento integral, a permanência e o êxito em sua vida acadêmica, pessoal e profissional. Também é setor responsável pelo cumprimento das normas disciplinares da instituição.

Coordenadora: Thaís Laila Nascimento
Contatos: cae.barbacena@ifsudestemg.edu.br – Telefone: (32) 98406-7163
Equipe da CAE:

  • Thaís Laila Nascimento
  • Paulo Ubiratan de Oliveira Rodrigues
  • Jonathan Campos Marcelino
  • Cheilon Camargo
  • Romualdo Santarosa de Sousa
  • Cíntia Caroline de Oliveira (afastamento por capacitação)
  • Mariza Maria de Freitas Guimarães

INFORMAÇÕES IMPORTANTES:
– Utilização do Uniforme
É obrigatório o uso de uniforme em todas as dependências IF Sudeste MG, bem como em atividades extraclasses, exceto os alunos da graduação e pós-graduação, passível de punição o descumprimento dessa regra.
– Achados e Perdidos
Os objetos encontrados nas dependências do Campus Barbacena serão entregues e guardados na Coordenação Geral de Assistência Estudantil até a retirada pelo proprietário ou será destinado à doação após seis meses.
Saídas Antecipadas – apenas para os alunos dos Cursos Técnicos na modalidade Integrados
As saídas antecipadas devem ser comunicadas com antecedência à Coordenação de Assistência Estudantil. Ressalta-se que o discente receberá autorização para sair antecipadamente da Instituição apenas mediante autorização prévia dos pais ou responsáveis legais.
Aplicação do Regulamento de Conduta Discente
O Regulamento de Conduta Discente é um documento institucional que tem como objetivo regulamentar os direitos, os deveres e a conduta dos discentes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sudeste de Minas Gerais - IF Sudeste MG. Cabe à Coordenação de Assistência Estudantil fazer com que este Regulamento seja respeitado.
Setores ligados à Coordenação de Assistência Estudantil
Setor de Odontologia
O setor de Odontologia possui na sua equipe duas odontólogas que realizam atendimentos de primeiros cuidados em caso de urgências, tratamentos odontológicos e desenvolvem atividades de educação em saúde bucal. Para agendar o atendimento, os estudantes devem comparecer ao setor odontológico pessoalmente ou entrar em contato pelo telefone (32) 3333- 2745.
Serviço Social
O Serviço Social é composto por duas assistentes sociais que integram a equipe multidisciplinar da Coordenação de Assistência Estudantil - CAE. Realiza atendimentos aos alunos, tendo como objeto de trabalho a questão social nas suas mais variadas expressões, como por exemplo: discriminação de gênero, raça, etnia e orientação sexual, dificuldade de acesso à educação, violação dos direitos das crianças e adolescentes, buscando assim assegurar os direitos à participação, à garantia de direitos, à diversidade, à pluralidade.
Setor de Enfermagem
O Setor de Enfermagem possui uma equipe com três profissionais da enfermagem que realizam atendimentos de urgência/emergência a todos os discentes, de acordo com recursos disponíveis na seção, encaminham o paciente para serviços especializados quando necessário, e desenvolvem ações educativas na melhoria da qualidade de vida e saúde da comunidade escolar.
Seção de Alimentação e Nutrição-
"A Seção de Alimentação e Nutrição tem como Responsáveis Técnicos os Nutricionistas Betânia Cristina Rosa Soares (CRN-7277) e Daniel Ângelo Soares (CRN-7794). O setor possui implantado o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), oferecendo 4 (quatro) refeições diárias a todo o corpo discente do campus, café da manhã, almoço, lanche da tarde e jantar. Com a implantação do PNAE, os alunos das modalidades de Ensino Técnico Integrado ao Médio, bem como os alunos dos cursos Técnicos Subsequentes/Concomitantes recebem a alimentação de forma gratuita. Além disso, a instituição oferece alimentação a baixo custo aos alunos da graduação, visto que estes não estão inseridos nesta política pública. É possível acompanhar o cardápio das refeições pelo site da instituição. Para os alunos da graduação que precisam adquirir os tickets de utilização do setor, devem fazê-lo no posto de vendas." Para realizar o cadastro os estudantes devem enviar para o e-mail cae.barbacena@ifsudestemg.edu.br as seguintes informações: 

  • Foto 3X4 atualizada ( formatos aceitos: jpg, png ou bmp.(tamanho máximo de 1MB.);
  • nome completo; CPF; e-mail; atestado de matrícula.