Você está aqui: Página Inicial > Institucional > Órgãos Estudantis > Apresentação
conteúdo

Apresentação

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) é a entidade máxima de representação estudantil do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – Campus Barbacena. O DCE se propõe a ser um espaço sujeito a disputas democráticas de interesses dos estudantes. Isto significa que o DCE congrega vários Centros Acadêmicos (C.A.’s) e diferentes espaços de discussão e decisão.

O papel do DCE e dos C.A.’s é: estudar, discutir, definir e lutar pelos interesses do conjunto dos estudantes dentro da Universidade: a qualidade do ensino, a saúde, o esporte, a cultura, a arte e o lazer dentro do espaço universitário, expresso no crescimento e no caráter realmente público desta instituição. É fundamental que sejamos parte ativa do Movimento Estudantil, localizando, entendendo e buscando soluções para as limitações e problemas do atual modelo de universidade.

O que é um Centro Acadêmico?

Um Centro Acadêmico (CA) é uma entidade que representa todos os estudantes de um curso. E para representar, ele deve manter com seus estudantes um canal direto e permanente de contato, realizando as discussões, debates, palestras e reuniões de forma democrática e aberta a todos que quiserem participar. O CA também deve buscar formas de incentivar a participação, trazendo-os para as suas atividades e construção. Dentre as funções básicas do CA está principalmente garantir o contato dos estudantes do curso com os órgãos de representação geral (DCE, Direção, etc.). Discutir soluções para os problemas do curso (como falta de professores, mudanças curriculares, matérias mal planejadas), garantir que haja representação dos estudantes nos órgãos colegiados e departamentos, fazer a recepção de calouros, organizar confraternizações e fiscalizar a faculdade também são importantes funções de um Centro Acadêmico.

E para que serve um DCE?

É o DCE que representa o corpo discente na reitoria e nos governos, levando suas reivindicações, propostas e ideias. Também é espaço de luta pela consolidação da democracia e pela construção de uma sociedade mais crítica e consciente. Além disto, é através do DCE que o estudante pode garantir com mais força seus direitos, primar pela qualidade do ensino e pelo respeito à classe estudantil.